Isabel Cabreira: Uma trajetória profissional movida pela paixão ao ensino e ao Marketing

A paulistana Maria Isabel Cabreira é formada em Administração, com ênfase em Marketing, e pós-graduada em Língua Inglesa, além de possuir dois MBAs, um em Gestão Empresarial e outro em Marketing e Comunicação. Atuou na área comercial por 30 anos e hoje, trabalha com traduções, consultoria em gestão empresarial e de marketing e consultoria no ramo da beleza, além disso e é a colaboradora destaque do mês de março, do Projeto Implantando Marketing.

Implantando Marketing: Você tem uma vasta experiência na área de vendas. Como você analisa o crescimento do Marketing Digital e como isso tem influenciado o trabalho das equipes de vendas?

Isabel Cabreira: A era digital pede profissionais ágeis, com a tecnologia, literalmente, na ponta dos dedos. As empresas que não investirem no Marketing Digital serão, em um futuro bem próximo, consideradas dinossauros do mercado. Basicamente, podemos dizer que uma empresa fora do mundo digital é uma empresa, que dia após dia, estará também fora do mercado.

Da mesma forma um profissional de vendas que não se conectar pode se considerar um peixe fora d’água. Hoje não basta saber vender, você tem que estar preparado para vender e gerir um sistema, em um cenário onde o remoto é regra.Para que o profissional de vendas se saia bem e não se torne a tela do computador ele tem que se preparar mais tecnicamente e estar pronto para solucionar os problemas mais complexos do cliente.

Acompanhei as mudanças na área de vendas quando saímos do papel para o computador e vi muito profissional excelente, com conhecimento técnico impecável, desesperado e perdendo o mercado pelo simples fato de não conseguir acompanhar o inicio das mudanças tecnológicas, e hoje vejo que se este profissional que aprendeu a usar tecnologia como ninguém não investir no seu conhecimento técnico vai perder mercado para “a tela do computador”.

Acredito que deve-se investir no conhecimento técnico da equipe de vendas, no bom atendimento pós-vendas e no acompanhamento do cliente enquanto ser humano, que a máquina não pode fornecer, deixando o trabalho burocrático pra ela e o carismático para a equipe de vendas.

Implantando Marketing: Quais dicas você daria para um profissional que está ingressando hoje na área do Marketing?

Isabel Cabreira: Em primeiro lugar, coloque-se no lugar do cliente. Aprenda que a empatia deve fazer parte do seu dia a dia. Para encantar um cliente pense no que te encanta e siga esta linha.

Lembre-se que a tendência é que o passado influencie o presente e mais ainda o futuro. Pense como funciona a moda, muita coisa que hoje é fashion já influenciou gerações no passado, nem tudo é novidade. A tecnologia é o passado melhorado por uma máquina, sendo assim, siga os passos dos grandes gurus do Marketing, como por exemplo Phillip Kotler, entre tantos outros. Pesquise, “atualize-se” com o passado. Muito do que está presente hoje no Marketing e a rapidez como tudo acontece já havia sido previsto por eles, só recebeu nomes diferentes.

Implantando Marketing: Isabel, um dos seus focos de pesquisa e estudo é o Planejamento Estratégico. O que você acredita ser o maior erro dos profissionais de Marketing ao elaborar um planejamento destes?

Isabel Cabreira: Como o nome já diz um planejamento é um conjunto de procedimentos, de ações que levam à realização de um projeto, que precisa de estratégias que se adaptem ao processo para a sua efetiva realização. Um dos maiores erros dos profissionais é esquecer e não considerar as variáveis que cercam o cenário como um todo e que influenciam a execução e o produto final do projeto.

Estes profissionais acabam criando planejamentos estáticos, amarrados a cenários teoricamente perfeitos. Lembre-se que todo planejamento deve ser estratégico e flexível, em qualquer área da organização, ou mesmo no âmbito pessoal, pois temos muitos planos que vão por água abaixo porque não pensamos nas variáveis.

Implantando Marketing: Como o projeto Implantando Marketing entrou na sua vida? Desde então, o que mudou profissionalmente?

Isabel Cabreira: Conheci o projeto através da Priscila Stuani. Amo aprender e amo ensinar, então, parti do mesmo principio que me levou a ensinar inglês, o amor por passar para as pessoas o que aprendo, e acreditei que o projeto poderia me dar a oportunidade de aprender mais e ensinar mais sobre esta outra grande paixão que tenho, que é o Marketing. Desta forma, me desafiei e me desafio todos os dias, a aprender mais e estar sempre mais apta a ensinar e procurar trazer para os mais jovens, e que estão começando no mercado, esta mesma paixão.

Implantando Marketing: O blog do projeto Implantando Marketing já conquistou o 1º lugar no Prêmio Top Blog Brasil na categoria Marketing por dois anos consecutivos, 2011 e 2012. Este ano já estamos classificados para a próxima etapa do concurso. Para você, qual o principal motivo do crescimento do projeto e o que podemos esperar para 2016?

Levando em conta que ganhamos pela terceira vez o Top Blog Brasil, podemos considerar que estamos atingindo o nosso principal objetivo que é aproximar os profissionais da área de marketing através de pessoas engajadas e que escrevem sobre aquilo que amam, sendo sempre lembradas como referência.

Quando nos unimos a profissionais responsáveis, organizados e que trabalham com o coração, o crescimento é inevitável e acredito que para 2016 podemos esperar maior reconhecimento, pois ao mesmo tempo em que temos tantos profissionais interessados e unidos por uma causa em comum, temos um mercado novo e que cresce dia após dia, sedento por informações e aprendizagem.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

4 comments

  1. Bel Cabreira

    Bom dia, pessoal ! Agradeço ao Projeto pela oportunidade e a todos os que me ajudaram, com suas visitas ao Blog, a chegar a destaque do mês. Para mim é uma honra fazer parte deste projeto que já me ensinou e continua me ensinando muito sobre Marketing.
    Parabéns ao Blog por ter chegado pela terceira vez, em tão pouco tempo de existência, ao Top Blog. Este Blog é mesmo TOP com pessoas TOP participando dele.
    Obrigada e um grande beijo a todos.
    Bel Cabreira

  2. Eliane Lages

    Parabéns, Bel! São pessoas como você que ajudam este projeto a alcançar seus objetivos, compartilhar conhecimento e conquistar a cada dia novas vitórias. Sucesso!

    Abraços, Eliane.

    • Bel Cabreira

      Obrigada, Eliane… só lembrando que você é peça importante neste jogo de encantar através do Marketing e tem grande participação no sucesso do Blog.
      Continuemos partilhando este sucesso !

  3. Eliane Lages

    Que linda mensagem, Bel!

    Obrigada!

    Abraços, Eliane.