Já escolheu a sua profissão? Saiba mais sobre Marketing

Esse artigo é voltado as pessoas que estão em busca de uma resposta para definir a sua profissão. Vou esboçar aqui algumas visões sobre a profissão de marketing baseado na minha percepção e experiência. 

Para Kotler, o marketing pode ser visto como um processo social:

“por meio do qual pessoas e grupos obtêm aquilo de que necessitam e que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros” (KOTLER 2000 p.30).

Abaixo algumas características que são importantes para se dar bem na área de marketing.

Saiba lidar com situações não programadas

Você tem que gostar de imprevistos, ou seja, tem que lidar bem com as oscilações do dia a dia, pois rotina nessa profissão é muito raro.

Seja criativo! Como assim? É tipo assim…

Você tem que saber trabalhar com a criatividade em momentos de crise, ou seja, quando ninguém enxergar a luz no fim do túnel… você tem que enxergar. A profissão de marketing requer do profissional uma visão otimista e estratégica para usar a criatividade em meio aos conflitos, desafios e oportunidades.

Saiba criar a sua própria rotina

É necessário o planejamento estratégico para ter um norte das atividades mensais…, porém isso será somente um suporte. O que definirá mesmo será os sinais e necessidades que surgirem diariamente.

Seja ambicioso por aumentar a conta da empresa ou do cliente

Saiba que você, é o que é, para aumentar a venda, a visibilidade e defender a marca. Por isso seja ambicioso queira atingir cada vez mais a meta. Se está bom, mova-se para chegar no ótimo e se chegar no ótimo busque chegar no excelente… e pura aí vai.

Veja oportunidades em cada canto

Bom, os sinais estão na equipe, nos clientes e na diretoria… acho que o profissional de marketing deve ficar sempre antenado ao que dizem para captar oportunidades e ferramentas para montar as suas estratégias de divulgação.

Saiba lidar com as tentativas

Saiba lidar com acertos e erros. Os “erros” são chaves de aprimoramento para os acertos. E os acertos são impulsos para que possamos lidar com as falhas. Na verdade o profissional tem que tirar a melhor parte dos erros para encontrar a oportunidade de acertas nas próximas tentativas. Se pensar de modo contrário vai prejudicar os futuros trabalhos. O profissional de marketing tem que ter por característica a ousadia.

Saiba envolver todos nos seus projetos (equipe e todos envolvidos)

Bom ninguém trabalha sozinho. É importante apresentar o seu projeto, mostrar a importância dele e envolver a todos para que a eficácia da ação, seja de venda ou de relacionamento, atinja a meta desejada.

Vibre os sucessos com todos envolvidos

O resultado foi bom? Vibre e envolva a equipe. E se foi ruim, comunique, mas com otimismo. Mostre os pontos positivos realizados pela equipe embora não tenha alcançado a meta desejada.

Em qualquer segmento de marketing que você atuar, a principal característica é usar a criatividade em situações que não haveria criatividade e também agir sempre com pro atividade e sem medo de arriscar.

Além dessas características existem outros pontos, porém o texto ficaria extenso. Em breve escrevo mais sobre a realidade e o dia a dia de um profissional de marketing.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

1 comment

  1. Joelma

    Muito show se post Lucilaine Silva