Já ouviu falar nos micro-momentos do consumidor?

Se você ainda não ouviu, provavelmente, você está ficando para trás e perdendo seus clientes para a concorrência. A decisão de compra está acontecendo em lugares, até então, pouco prováveis: no metrô, dentro do ônibus, nas filas… Já que as mudanças estão acontecendo, as estratégias de marketing também devem mudar.

O mobile formou novos comportamentos e hábitos que estão alterando a jornada de consumo. O consumidor atual se comporta de maneira diferente em relação à compra, pesquisando produtos na internet antes de decidir pela compra, o que exige uma nova postura daquelas empresas/marcas que desejam ser bem-sucedidas. Essas empresas precisam desenvolver estratégias para entender e suprir as demandas dos consumidores nesses micro-momentos para que possam conquistá-los onde eles estiverem.

Segundo Matt Lawson, “os micro-momentos são momentos espontâneos de tomada de decisão que ditam resultados ao longo de toda jornada de consumo”. São interações fragmentadas que acontecem instantaneamente, sem programação ou controle. São exemplos desses micro-momentos, ações como olhar as horas, enviar um SMS, ou ainda: pesquisar um endereço, buscar um telefone, tirar uma dúvida… E por que não, comprar alguma coisa?

Quem estiver preparado para responder a esses micro-momentos do consumidor, com certeza, sairá na frente, por que nesses momentos, a expectativa do consumidor está mais alta do que nunca. Ele não está disposto a esperar chegar em casa ou no trabalho para concluir a ação. Ele quer ali. Agora!

O celular está rompendo as barreiras do imediatismo mais rápido do que imaginávamos. Para entender melhor essa mudança e quão significativa ela é, veja esses números divulgados pelo Google recentemente:

Micromomentos1-post

Ainda tem dúvida que o mobile chegou para ficar? Então dá uma olhadinha nesses outros números também:

Micromomentos2-post

O mobile é uma realidade e está transformando a vida de pessoas, mercados e indústrias inteiras. Vai ficar de fora?

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.