Jornalismo no Facebook: quando o público vira repórter

jornalismo no facebookDesde meu primeiro artigo publicado por aqui, venho falando do potencial do Facebook enquanto plataforma para jornalismo. Além de dos aplicativos de leitura social e das diversas ferramentas para publicação e divulgação de conteúdo na rede, ela oferece o que há de mais importante: interação direta com o público.

Mas de nada adianta ter em mãos um canal de comunicação direto com nosso público se não interagirmos com ele. No entanto, não existe um manual de instruções para isso. Vai do contexto e da criatividade de cada um. E um bom exemplo de interação entre um veículo jornalístico e sua audiência no Facebook é o canal de televisão WTKR NewsChannel 3, do estado americano Virginia.

Há cerca de uma semana, um jato sofreu acidente no município de Virginia Beach, deixando sete feridos. O fato, naturalmente ganhou atenção da imprensa local, que se apressava para informar os moradores. E no meio da correria, o WTKR se destacou. A equipe responsável pela página do canal no Facebook resolveu utilizar a plataforma não só para informar seu público, mas trabalhar junto com ele, ou seja, eles resolveram também ouvir ao invés de apenas falar.

Enquanto eram publicadas atualizações de status com novas informações a cerca do acidente, os jornalistas também pediam os usuários para enviar, através do próprio Facebook, mais dados como fotos e relatos. O resultado não poderia ser outro: rapidamente o noticiário já contava com uma galeria de imagens exclusivas e vários relatos de testemunhas do fato.

As mídias sociais são uma plataforma onde a comunicação acontece em várias vias. Isso quebra o paradigma dos velhos meios de comunicação em massa, em que um falava para todos. Agora, todo mundo fala para todo mundo. Os veículos que aceitam isso com maior naturalidade aproveitam para engajar o público e colocá-lo ao seu favor.
Não é necessário muito esforço para perceber que a atitude do WTKR não foi tão revolucionária. Mas por mais óbvio que pareça, não é sempre que vemos jornalistas e veículos aproveitando o contato direto com sua audiência para enriquecer o conteúdo do seu trabalho. O mais interessante disso tudo é que não precisa dominar nenhuma ferramenta específica, basta apenas conversar com o público.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Leave a Reply

1 comment

  1. Ótimo exemplo, Guilherme! Com certeza os seus textos estão ajudando muito o pessoal que trabalha com jornalismo. Parabéns!