Landing Pages: Por que elas são importantes para o seu negócio?

Está precisando captar mais leads para o seu negócio? Ou sente que falta algo para aumentar a sua taxa de conversão de visitantes em leads? Então este artigo é para você!

Pra quem não sabe, Landing Pages (Páginas de Captura) são páginas direcionadas para a conversão de um visitante em um lead (cliente em potencial).

A pessoa que, por algum motivo está em seu site, depois de clicar em um CTA (Call To Action) ou se estiver em uma página de vendas, cai diretamente em uma Landing Page.

POR QUE ELAS SÃO IMPORTANTES PARA O SEU NEGÓCIO?

Se você tem um site que atrai visitantes (em qualquer volume), uma página de captura pode ser a ponte que liga o seu potencial cliente até você.

Olha só que interessante!

Você pode criar uma Landing Page para vários motivos.

Seja ele o de vender um infoproduto, cadastro para um webnário, download de materiais (ebooks, infográficos, templates, etc).

Mas olha, tenha sempre em mente que o seu visitante tem que ter um propósito chave em sua Landing Page: PREENCHER O FORMULÁRIO!

Se o seu visitante não clicar no botão de inscrição, seu objetivo de conversão falhou! :(

Veja alguns exemplos de Landing Pages:

#1

landing-page

Observe os pontos que destaquei nesta LP acima.

* Texto explicativo

* Imagem

* Botões de Compartilhamento

* CTA (Quero esse material! Se atente para a cor)

* Formulário

#2

landing-pageII

Novamente, dois pontos destacados:

* CTA

* Mensangem principal

#3

landing-pageIIIEla aborda desde a necessidade até a solução previamente dita. Você pode vê-la perfeitamente clicando aqui!

Interessante, não é?!

Usei estes três exemplos para ilustrar como uma landing page de fato é, na prática. Mas existem outras inúmeras páginas de captura, com várias abordagens e layouts.

Este é só uma caminho e algumas inspirações para você se orientar!

content

Compilei 8 elementos essenciais para uma Landing Page.

#1 TÍTULO

Não tem como imaginar uma LP sem título. Nele, você é capaz de causar a curiosidade ou desinteresse do visitante.

Quer uma dica valiosa?

Pegue um papel ou doc. word e escreva 20 títulos diferentes para sua LP. Depois, escolha um! Com esse exercício você verá a evolução das percepções e ideias em relação ao seu título!

#2 SUBTÍTULO

Já no subtítulo, você pode prender ainda mais a atenção e curiosidade do visitante. No subtítulo, as pessoas podem dar a razão para ler o seu texto ou a sua LP.

#3 DEPOIMENTOS

Ou a famosa ‘Prova Social’, que é nada mais nada menos que uma indicação/depoimento. Independente se sua LP for uma página de vendas ou apenas a divulgação de um e-book, é importante – e agrega valor – ter uma indicação de uma pessoa que já utilizou o seu material e reproduz a sua satisfação.

NÃO É UMA REGRA TER, mas se tiver, melhor ainda!

#4 BULLET POINTS

Uma leitura fica bem mais fluida quando você coloca em bullet points.

Veja só um simples exemplo:

Sem bullets:

“Vou te mostrar os 5 exemplos para um site de sucesso: 1- Ter um bom layout, 2- tenha um site responsivo, 3- Tenha imagens de alta qualidade, 4- Tenha um formulário de contato e 5- Otimize para os motores de busca.”

Com bullets:

“Vou te mostrar os 5 exemplos para um site de sucesso:

* Tenha um bom layout,

* Tenha um site responsivo

* Tenha imagens de alta qualidade

* Tenha um formulário de contato

* Otimize para os motores de busca.”

Bem melhor, não é?

#5 CTA (CALL TO ACTION)

Um botão de ação bem posicionado na página e com uma cor de destaque são elementos de um bom CTA. Para entender melhor quais cores mais convertem, indico este texto do Conversion XL. Clique aqui para ler.

#6 IMAGENS / VÍDEOS / ÍCONES

Nós somos seres imagéticos. Nos referenciamos muito pela imagem. Correto? Em uma LP você pode explorar bem as imagens, vídeo de vendas e ícones como setas, que direcionam o olhar do usuário para onde você quer que ele olhe. Veja o exemplo da Quality Training que mostrei acima.

#7 BENEFÍCIOS E CARACTERÍSTICAS

Deixe claro para o visitante quais são os benefícios que ele terá ao adquirir o seu e-book, curso, infográfico, etc. O visitante precisa entender de fato o que irá ‘ganhar’. Você pode aproveitar a dica dos bullet points e usá-la para destacar os benefícios da sua oferta!

#8 FECHAMENTO/CONCLUSÃO

Não deixe sua LP ‘no ar’, com aquela sensação de que faltou algo. Feche com algum argumento ou proposta para que o visitante faça a ação de preencher o formulário. Não perca a oportunidade de converter um visitante em um lead.

titulo-subtítulo

CONCLUSÃO

Landing Pages realmente funcionam.

Porém, não existe uma regra EXATA e 100% fiel de que você terá uma taxa de conversão astronômica.

Mas são dicas que funcionaram – e funcionam ainda! Recomendo que você sempre faça testes A/B da sua página com elementos diferentes uma da outra. Para que você possa enxergar, de forma exata, quais são as melhores práticas que geram mais conversões em suas LP’s. Uma ferramenta de testes A/B que recomendo é o OPTMIZELY!

No mais, ficamos por aqui! Compartilhe com os amigos!

Qualquer dúvida, sugestão ou crítica, comente aqui abaixo!

Grande abraço!

O blog do projeto Implantando Marketing está concorrendo ao Prêmio Top Blog Brasil 2015. Se você curtiu este post, clique aqui e vote!

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Leave a Reply