5 lições sobre liderança de equipe

Há mais de três anos assumi um papel de liderança dentro do projeto Implantando Marketing quando recebi a proposta de criar o núcleo assessoria de imprensa. Foi um grande desafio e um enorme prazer desenvolver esse trabalho que trouxe resultados surpreendentes para o projeto. Hoje, continuo a ser líder, mas do núcleo blog e com uma equipe com quantidade maior de integrantes, mais de 30 pessoas!

Durante todo esse tempo, aprendi muito com todos os membros da minha equipe e são neles que encontro motivação para continuar trilhando meu caminho. Por isso, resolvi compartilhar neste post um pouco do conhecimento que obtive no dia a dia com eles. Quem sabe ele pode ser útil para você também.

Confira as 5 lições que aprendi:

1 – Seja gentil: Adote sempre o lema do Profeta Gentileza (aquele que ficou famoso no Rio de Janeiro levando palavras de conforto e bondade para as pessoas). Trate bem as pessoas e sempre busque levar uma palavra amiga, seja pessoalmente ou virtualmente. “A internet é uma rede de pessoas, não de computadores”, nos lembra Conrado Adolpho. Por isso, seja em que ambiente for, ser gentil é uma das melhores formas de desenvolver a arte da motivação em um grupo.

2 – Conheça as habilidades dos membros da equipe: Saber quais são os pontos positivos e negativos de cada pessoa da sua equipe é essencial para conquistar resultados. Dessa forma, você poderá delegar de forma adequada as tarefas e potencializar as habilidades de cada um.

3 – Ajude a melhorar os pontos fracos: Esse tópico está totalmente interligado ao anterior, pois quando se identifica e delega as tarefas para os perfis adequados é possível ter mais tempo para ajudar a melhorar os pontos negativos de cada membro.

4 – Use a positividade: Por mais difícil que os desafios possam parecer, não tenha medo. Acredite em você e na sua equipe, seja positiva! Isso ajuda a influenciar nas suas ações e na forma com que as pessoas interagem para solucionar um problema. Se você não tiver uma atitude positiva, como poderá alcançar os seus objetivos e encontrar uma saída para os problemas?

5 – Agradeça: A gratidão é uma das mais nobres atitudes do ser humano. Use-a de forma sincera e honesta sempre. Não tenha vergonha de dizer um “muito obrigado”. Quando ele vem do coração os resultados são surpreendentes.

Enfim, uma das maiores lições que aprendi nesse período de liderança é amar as pessoas como elas são, com seus defeitos e qualidades. Quando uma equipe se ama e se respeita não há limites para o sucesso.

Agradeço à Tatiane Vita pelo convite em fazer parte desse grande projeto e todos do Implantando Marketing por me permitirem ser a cada dia uma pessoa, profissional e líder melhor.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.