Fazer um marketing acadêmico prático, sensato e de grande valor para os resultados nas vendas vem do respeito às limitações de cada empresa, das suas equipes e do perfil do consumidor escolhido no planejamento estratégico, o que demanda tempo de estudo e escolha das melhores ferramentas. Isso é arte!
Devemos buscar uma combinação perfeita entre estes fatores, pois acreditar apenas nos pontos fortes para fazer a diferença, sem o devido reconhecimento do perfil do público alvo, vai colocar a estratégia em saia justa.
Temos um exemplo muito claro com estas empresas que vendem descontos e entregam produtos, as de móveis e eletrodomésticos, não todas, algumas, que colocam propagandas chamativas, com uma poluição visual e sonora, absurdamente chocantes, mesclam plágio com sátira que não leva a nada e ainda inventam que dono de empresa é garoto propaganda. Estas esqueceram de evoluir e isso é, simplesmente, um gasto desnecessário ou dinheiro mal usado.
As organizações (TODAS) deveriam seguir preceitos básicos de marketing em conjunto com as vendas. Os conceitos são muitos, mas trarei para este momento apenas 4, que descrevo abaixo.
A escolha desses quatro conceitos é por se tratar de um número que representa muita segurança e para não cansar muito: 4 são os suportes de uma mesa, 4 são os principais pilares em uma obra de engenharia, 4 são as extremidades do corpo que nos colocam bem próximo aos clientes (2 pés e duas mãos), 4 são os pontos cardeais que nos orientam e 4 são os princípios do marketing.
1- Inovação: Desenvolver continuamente novas abordagens e formas de argumentação com o cliente:
Identificar, criar e agir em oportunidades que só perceberemos estando muito atentos aos movimentos e as dicas que o cliente nos dá no momento de contato. Gosto de frisar bem um conceito: “Sem vendas a empresa não vive e sem marketing não sobrevive”. Desta forma podemos refletir sobre os processos de inovação, pois se a meta é manter a empresa nos seus mercados, sadia e com processos e programas de fidelização, temos que ir no marketing buscar ideias, estratégias, encontrar de maneira inovadora a melhor estratégia e tática de fidelização, assim este conceito provará mais uma vez que apenas inovando, os mercados serão abertos e conservados.
2- Inspiração: qual deve ser a maior inspiração para as empresas?
E não existe dúvida que é atender aos desejos e necessidades dos seus clientes, não existe inspiração sem uma finalidade. Monet, em seus traços desfocados encantava um grupo de admiradores, Beethoven encantava com suas notas musicais, mas nenhum dos dois nunca quis encantar a todos, mas a um público definido.
Kotler postou em seu site: “No Marketing empreendedor: a maioria das empresas é fundada por indivíduos perspicazes. Eles percebem uma oportunidade e saem batendo de porta em porta a fim de chamar a atenção para seu produto”. Perceba que esta afirmação diz, claramente, que sem inspiração não adianta ser inovador e sem as duas não é possível vender.
3- Impacto: Imagine agora o somatório da inovação com a inspiração, teremos uma estratégia de impacto.
Os clientes gostam disso, de serem impactados com estratégias diferenciadas, inovadoras, agradáveis. Os clientes compram não apenas pela necessidade ou benefício dos produtos, compram pela experiência que o ato da compra proporciona. Vamos deixar de lado a ideia de cumprir metas como ponto chave da venda, estimular resultados em fidelização e satisfação dos clientes pelo impacto. O grande negócio é a inovação no desenvolvimento do relacionamento com os clientes.
4- Integração: Valor de trabalho em conjunto.
Saber que um pode contar com o outro, saber que cada cliente merece ser atendido por todos da empresa com respeito a Ética e Integridade, Coragem de falar sempre a verdade ao cliente e Auto-avaliação para que os resultados sejam sempre crescentes. Não basta conhecer, tem que praticar.
“Chega de desculpas, se você não está vendendo a culpa é sua, pare de colocar a culpa em tudo, trate bem os seus clientes e não durma no ponto, olho nos olho do cliente, marcas devem ser para sempre”.
Sem um afinamento, integração entre vendas e marketing, as estratégias são vazias.
Desejo excelentes negócios, boas vendas e um feliz caminho à fidelização, lembrando sempre que o caminho do sucesso empresarial vem pelo marketing e no treinamento.
Estou esperando sua participação. Escreva para nós, leia as outras colunas, comente, dê a sua sugestão de tema para pesquisarmos. Estou aguardando os seus comentários > professorfreire@academiadavenda.com.br