LINHA SEM LACTOSE: A grande tendência para o mercado em 2015

A Associação Paulista de Supermercados (APAS) é considerada a maior feira supermercadista do mundo. Nessa feira concentram-se os lançamentos, tendências e negócios para o mercado varejista e de distribuidores.

Em visita à feira, que aconteceu entre os dias 4 e 7 de maio, pude verificar que o mercado lácteo (no qual trabalho) continua investindo pesado na tendência SEM LACTOSE, que são produtos direcionados para consumidores que possuem intolerância à lactose, que é o açúcar do leite.  As principais indústrias estão lançando um portfólio só com este nicho, investindo em leite em pó á iogurtes, bebidas lácteas, creme de leite, leite condensado, doce de leite e requeijão.

Assim como a tendência FIT, o nicho sem lactose está sendo visto como uma oportunidade de mercado para ampliar sua linha de produtos e buscar novos consumidores, ávidos por novidades e necessidades orgânicas, como à intolerância ao açúcar.

O preço médio de um produto sem lactose está posicionado de 10 a 25% a mais que um produto com lactose. Para um consumidor que precisa do produto, o preço praticado pelos supermercadistas não influencia na decisão da compra da categoria, já que o produto foi pensado especificamente para ele; o que ele precisa decidir é qual marca irá consumir.

E o papel do P&D (pesquisa e desenvolvimento) é oferecer um produto saboroso ao paladar, já que os produtos não possuem açúcar.

Já o marketing precisa estimular o consumo com imagens em mídias atrativas e embalagens que se destacam no ponto de venda; e por fim, o Trade precisa oferecer  ao consumidor a experiência de valor: informação de merchandising (encarte de supermercado e materiais), degustação do produto, layout diferenciado de ponto extra, troca de brindes (em um segundo momento, pós degustação inicial) e eventos como café da manhã, palestras com pessoal especializado e treinamento para a equipe de vendas / merchandising.

Enfim, muito trabalho para toda uma equipe que está sempre disposta e entender o consumidor e levar soluções para o seu dia a dia.

Um abraço!

 

 

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.