A Universidade Estadual do Rio de Janeiro publica o livro “Comunicação, organizações e cultura digital”, organizado pelos professores Fernando Gonçalvez e Antonio Luis de Medina Filho. Professores e pesquisadores de universidades como a própria UERJ, ESPM-RJ, PUC-RS, PUC-MG e UFRJ são as “feras acadêmicas” que contribuem com excelentes trabalhos em comunicação organizacional.
O livro procura abordar as mudanças nos ambientes organizacionais a partir do que chama de “cultura digital”, com foco nos principais desafios identificados na área de comunicação nas empresas. Atual, a obra suscita uma reflexão sobre as mudanças que ocorrem e o impacto na gestão da comunicação, marca e públicos de interesse, por exemplo.
No capítulo um, Felinto faz uma leitura dos hackers como aqueles que buscam a quebra de diversos paradigmas. No terceiro capítulo, Santos e Tureta exploraram o papel das tecnologias junto aos gestores, que os autores denominam como gerentes-ciborgue, numa alegoria que representa a gestão através dos diversos aparatos tecnológicos. Há ainda discussões sobre imagem e reputação, internacionalização de negócios, o cliente-fã, diálogo entre marcas e pessoas, internet e terceiro setor, e produção de sentido nas redes sociais.
Sugestão de leitura: Gonçalves, Fernando. Medina Filho, Antonio Luis de. Comunicação, organizações e cultura digital. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2015.