Qual a importância da logística na estratégia de marketing?

logística

Hoje a logística faz mais do que simplesmente movimentar a empresa, integrada à estratégia de marketing, ela tem que ser capaz de criar valores. Valores que façam aumentar a percepção dos diferenciais competitivos de cada empresa.

Não basta disponibilizar seu produto ou serviço no lugar e momentos certos, nas melhores condições de acessibilidade. É preciso cercá-los de valores aderentes, que representem vantagens reconhecidas pelo público-alvo para sobressair-se à concorrência.

Levando em conta que um eficaz atendimento é primordial para encantar clientes, a logística entra como um dos mais importantes instrumentos para enriquecer o produto com novos valores.

Evoluindo estrategicamente junto ao marketing, a logística deixa de ser logística empresarial para se transformar em logística estratégica o que pode contribuir com valores como:

  • Possibilitar melhores benefícios nos bens ou serviços;
  • Propiciar atendimento no tempo que o cliente desejar;
  • Tornar acessível no local que o cliente optar.

Para tanto, a logística deve superar as adversidades e considerar todas as possibilidades e novas formas de desenhar fluxos, processos, serviços, etc…, de modo a propiciar ofertas diferenciadas a custos reduzidos.

A logística cuida tanto da entrada como da saída dos bens e serviços e tem um papel muito importante no desenvolvimento da empresa. Sendo apontada, inclusive, como uma ferramenta essencial para redução de custos.

Fatores importantes que impulsionam a logística:

  • Custos de informação: a TI tem propiciado que as empresas fiquem conectadas 24 horas por dia a um baixo custo, evitando perdas e maximizando a eficiência das operações;
  • O varejo: nesta batalha que envolve estratégias e táticas para melhor atender ao cliente, o ponto de venda está cada vez mais disputado e, é aí que se consolida todo o processo de marketing e que se obtêm os resultados para a empresa.
  • Níveis de estoque: com qual estoque deve-se trabalhar? Uma resposta exata ainda não existe, mas vem sendo buscada todos os dias pela logística estratégica, que se baseia na inovação das operações e serviços, fundamentada no conhecimento das demandas de tempo, local e posse;
  • Expansão do número de produtos: com o advento das vendas pela internet e o crescimento no volume dos produtos negociados surge, inevitavelmente,  a necessidade de se adaptar a logística para este novo modo de consumo.
  • Pulverização dos pontos de venda: com a expansão no número de pontos de vendas abastecê-los tornou-se um desafio para as empresas.  Uma vez que o custo logístico adicional deve ser compensado pelo valor que se cria ao cliente.

Esses são alguns dos fatores que demonstram a importância da logística dentro do planejamento estratégico. A partir desta abordagem espero trazer à tona o lado curioso dos marqueteiros, para que possam buscar mais conhecimento sobre logística e formas de inclui-la no planejamento.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

3 comments

  1. Oi bel!

    Muito interessante o seu artigo :)

    Quando tive auka de logística, fiquei chocada ao saber que eu teria aula de logística! Como assim! Ai depois que caiu a minha ficha sobre o que é Praça no Markeitng, rs…

    TI é um ótimo aliado para controlar estoques, projeção de demanda e a logística como um todo!

    Beijos!

  2. Bel Cabreira

    Pois é, Pri…rsrs… também tive a mesma reação, porém quando terminamos o módulo, entendi a necessidade de estudarmos logística !!! :-)
    Sabe, Logística também “vende” o produto. Se você não tiver um bom planejamento de logística e entregar o produto fora do prazo, ou até não entregar, você perde seu cliente, e se lembrarmos que um leva outros onze.. rs… nem preciso falar né?!
    Com certeza TI é de fundamental importância para todas as áreas da empresa, não importa o ramo de atividade.
    Valeu o comentário!
    Bjs

  3. Karynne

    Oi Isabel! Gostei tanto do tema que irei fazer meu TCC esse semestre com o mesmo. Estou começando às pesquisas. Teria como fornecer algum material?

    -2