No passado, o marketing era visto como uma função dependente e isolada dos demais departamentos das instituições, que tinha como único objetivo utilizar-se de estratégias para “deslumbrar” clientes de maneira que eles adquirissem o produto ou serviço ofertado. Hoje, mais do que isso, o marketing é parte integrante de toda a instituição e deve ser levado em consideração por todos os departamentos, já que se trata de uma ferramenta extremamente importante na hora de vender e negociar.
Mais do que aumentar o volume de vendas e fidelizar clientes, o intuito do marketing atual, que se baseia na experiência e no conhecimento, é atender e se adequar à necessidade do cliente. Antigamente, os esforços eram direcionados a adaptar clientes ao produto, hoje, devido ao avanço tecnológico e à competição acirrada do mercado, o objetivo é criar produtos e serviços de acordo com a evolução e as mudanças do mercado.
Grandes empresas possuem o destaque atual por acertar nessa nova missão do marketing. Como no caso da Apple que, ao invés de seguir o modelo e os padrões da IBM, criou o seu próprio mercado de editoração eletrônica com micros específicos para isso. Adequou-se diante da necessidade dos clientes e detectou as suas maiores necessidades e assim, foi criado o seu primeiro sistema operacional que tinha como maior característica a facilidade no manuseio. O sucesso explodiu e a Apple se firmou no mercado como uma das maiores instituições do mundo.
O exemplo acima só confirma que as estratégias de marketing são o caminho para conquistar o mercado. Basta ser bem estruturada e acompanhar as mudanças impostas pela competição comercial e a evolução tecnológica. Assim, a fidelização será um fato, a negociação será muito mais tranquila e a venda de um produto ou serviço será um sucesso.
Prisicla Stuani
Muito bom Verônica!
O Marketing em essência é compostos por dinamismo e mudanças e se adaptar a ele não é uma opção, é uma obrigação, se não, a sobrevivência estará com os dias contados.
A Apple é uma baita escola, gostei de ler!
Abraços