Mandala da Informação no Universo Corporativo

A informação deixou de ser apenas um subsídio do saber fazer para se transformar no agente criador visceral de nossa era. Estimativas do Banco Mundial apontam que atualmente 64% da riqueza mundial está baseada em conhecimento e informação. É vital que para navegar neste oceano informacional exista a necessidade de se estabelecer rotas e traçar caminhos. Qualquer ação estratégica e busca de vantagens competitivas perspassa por ele – universo informacional.

O excesso de informação produziu, contraditoriamente, o seu oposto. O excesso de informação pode nos atordoar, pois não possuímos a capacidade psico-fisiológica de processar o volume sempre crescente de informação. Estamos imerso num caos documental, com a explosão das informações, numa constante revolução tecnológica e somos soterrados por avalanches de Conhecimentos.

O professor Cláudio Starec, nos faz as seguintes questões: como lidar com a informação de forma estratégica? Como separar realmente o que é relevante do lixo informacional? Como recuperar a informação relevante em um oceano de informações e no meio de um monte de dados? E tudo isso a tempo de tomar decisões cada dia mais complexas?

Starec propõe uma mandala da informação corporativa, ondo, no centro está localizado a busca pela informação relevante, que subsidiará o processo de tomada de decisão. Quatro áreas circundam o centro – áreas produtoras e difusoras de informação, são elas: Academia, Administração, Comunicação e Mercado.

  • Academia: Representa o processo de contínuo aprendizado. A capacidade de recriar-se, reinventar-se com os desdobramentos e dinâmicas do mercado.

  • Administração: É a área-chave das organizações. É nela e por ela que os processos, sejam eles tecnológicos, logísticos, operacionais, etc, se manifestam e são testados no dia-a-dia. É uma área estratégica para a obtenção de informações internas.

  • Comunicação: É o ambiente básico da circulação de informações. É responsável pela difusão e coleta de informações do mercado, comunidade, imprensa, governo, concorrência, etc. É o meio pelo qual as relações são estreitadas ou destruídas. Um dos maiores desafios da cominicação é busca pela clareza da informação, pois, numa organização, qualquer ação, sem a devida explicação, é um dínamo produtor de rumores e ruídos.

  • Mercado: Objetivo máximo de qualquer organização. É composto por alguns elementos, dentre os quais: mercado competitivo, concorrência, fornecedores, clientes, novos entrantes , produtos potencialmente substitutos, normas ou regulamentações, etc.

Existem dois círculos concêntricos em torno dos elementos internos, são eles, Círculo da Sociedade e Círculo do Aprendizado Contínuo. O primeiro círculo reflete as informações passadas pela sociedade como um todo ou repassadas para ela. O segundo, é o círculo do aprendizado contínuo e da recuperação da informação. É uma espécie de filtro entre a organização e a sociedade.

A Mandala da Informação no Universo Corporativo pode nos auxiliar à refletir sobre os elementos que compõe este ambiente e como nas possíveis causas que podem colocar em risco a estratégia adotada pela organização.

No próxima postagem comentarei sobre as barreiras na comunicação da informação, que são os problemas estruturais ou organizacionais que dificultam ou mesmo impedem o fluxo de informação. Podem ser encontradas de forma separada ou simultânea. Não são fixas, pelo contrário, são fluídas. São basicamente quatro: Má comunicação, Miopia da cultura organizacional, Falta de Competência e Dependência Tecnológica.

Fonte base, Livro – Gestão da informação, inovação e inteligência competitva: como transformar a informação em vantagem competitiva nas organizações, do prof. Cláudio Starec (org.). Ed. Senac.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Leave a Reply