As parcerias firmadas entre empresas e os chamados digital influencers não param de crescer. A cada dia, vemos posts de famosos e web celebridades divulgando e elogiando os produtos que “ganharam” das marcas. O foco nessa estratégia de Marketing de Influência é o jovem consumidor, que não curte muito os anúncios online e a TV aberta. Visa influenciar a aquisição de um produto ou serviço por meio de vídeos e posts feitos em blogs e nas redes sociais.

Hoje, o processo de decisão de compra de um consumidor envolve muita mais a pesquisa por informações em sites e nas mídias sociais, além das recomendações. E é nesta última parte que os digital influencers cumprem seu papel, pois os consumidores levam em conta o “boca a boca virtual” na compra online.

Seria então a estratégia ideal para as marcas? Depende! A audiência de muitos dos digital influencers é bem grande e podem influenciar as decisões do consumidor muito mais que familiares e amigos. Contudo, a empresa deve fazer a escolha de forma criteriosa e baseada em pesquisa. O ideal é que a web celebridade tenha uma imagem alinhada com o produto a ser divulgado, bem como ser uma pessoa que transmita confiança.

Deu errado

É importante também que as marcas permitam ao digital influencer criar um conteúdo com o seu jeito de se comunicar e instruí-lo bem na hora de fazer as publicações. Recentemente, foi divulgado um caso em que esse tipo de estratégia de Marketing acabou por influenciar de forma bem negativa o público-alvo.

A musa fitness Gracyanne Barbosa passou por uma tremenda saia justa. Em um post no Instagram onde recomendava um rejuvenescedor facial, esqueceu de apagar do texto as orientações da marca. Resultado: mesmo tendo feito a edição, alguns internautas notaram antes e tiraram o print da publicação. Nesse caso, a audiência dela como digital influencer contribuiu para que a gafe e não o produto fosse divulgado.

Fenômeno do Snapchat

Nascida e criada em São Luis (MA), a advogada Thaynara (OG) Gomes é a digital influencer brasileira mais conhecida e requisitada no momento, com os seus mais de 500 mil seguidores no Snapchat. O app faz sucesso entre os milennials, sendo ainda muito utilizado por famosos que também são fãs dela.

A sua audiência de mais de 80 visualizações diárias no aplicativo não passou despercebida pelas marcas, que já investem na maranhense. Com seu humor único e se mostrando ser “gente como a gente”, Thaynara OG tem sido contatada para anunciar produtos e até promoções em seus divertidos vídeos de 10 segundos. O segredo do sucesso? A espontaneidade e o conteúdo próprio fazem com que a “propaganda” tenha maior aderência e aceitação entre seus seguidores.

Gostou do post? Compartilhe ele nas suas redes sociais e deixe um comentário sobre a sua experiência de compra influenciada por algum digital influencer.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.