Marketing 3.0: as organizações em transformação

No último post de 2017 falamos sobre transformação digital, abordando que as mudanças trazidas pelas tecnologias impactam as organizações em todos os seus níveis e no desenvolvimento de todas as suas atividades. Ressaltamos no post que a verdadeira mudança de mindset é compreender que, realmente, somos todos um.

Sermos todos interconectados, pessoas, organizações e poder público, implica dizer que a ação de um terá, inevitavelmente, algum reflexo no cotidiano do outro. Todos sabemos disso de forma consciente mas, não introjetamos esta realidade a ponto de medirmos a consequência de nossos atos diários, entendendo esta interconexão como realidade física, palpável, tangível.
Quanto às organizações, indústrias, prestadores de serviços, com ou sem fins lucrativos, agronegócio e tantas outras que compõem o mundo atual e que nos suprem as necessidades, enquanto consumidores que somos daquilo que produzem e ofertam, têm sido chamadas cada vez mais a sua responsabilidade como parte integrante deste todo e do qual usufruem e auferem lucratividade.

Marketing 3.0 é um termo que deu título a um livro de Philip Kotler em 2010. Este termo envolve a percepção de que estamos na era do consumidor consciente e o marketing deve centrar-se no ser humano. Guiado por VALORESvo objetivo do marketing 3.0, segundo o autor, é fazer um mundo melhor tendo o suporte das tecnologias da informação e comunicação, construindo uma nova era onde as pessoas são percebidas como um todo que envaolve coração, mente e espírito. O conceito chave das organizações deve ser a construção de valor na relação com seus públicos de interesse, assumindo a responsabilidade que lhe cabe, através da realização de sua missão, visão e valores baseados em suas funções e contribuições a sociedade em que estão inseridas.

A interação com os consumidores, ainda segundo Kotler em Marketing 3.0, envolve colaboração, co-criação e, mais do que satisfação de necessidades, a ação colaborativa entre as partes em prol de uma sociedade melhor para todos. O autor cita:

A missão do marketing 3.0 nas empresas consiste em estabelecer um elo com o cliente, promover a sustentabilidade no planeta e melhorar a vida dos pobres. Se você criar um caso de amor com os seus clientes, eles próprios farão a sua publicidade.

Vindo de um profissional imerso nas relações de livre mercado e na visão do capitalismo norteamericano, com certeza as proposições merecem inúmeras críticas, especialmente neste momento em que o mundo vê aprofundar-se o abismo que separa as classes sociais mais e menos providas de recursos. Urge rever muitos destes conceitos e a forma como os negócios são feitos, especialmente em países em desenvolvimento.

Não desejamos demonizar ou endeusar as organizações, até porque, neste momento em nosso país, a credibilidade da maioria é extremamente frágil. Mas existem SIM iniciativas que têm procurado um equilíbrio em suas atividades e a perspectiva aqui colocada com relação ao marketing 3.0, um conceito que, para mim, continua válido.

Então, para este começo de ano, em um blog que discute o marketing através de múltiplas perspectivas, creio ser válido voltarmos aos básicos e revermos os credos propostos por Kotler com relação ao marketing do século XXI.

Mais do que rever os conceitos, é a hora de cada um de nós assumir sua responsabilidade e contribuição para chegarmos ao ponto em que estamos hoje como sociedade, país e organizações. E que venha 2018 trazendo reflexão, clareza e discernimento, força para efetuar as transformações necessárias mas, sobretudo, consciência da nossa interconexão neste mundo onde, afinal, somos todos um.

Os 10 Credos do Marketing 3.0

  • Ame os seus clientes. Respeite os seus concorrentes;
  • Seja sensível as mudanças, esteja pronto para transformar;
  • Guarde o seu nome, seja claro sobre quem você é;
  • Há diversos clientes; vá primeiro para aqueles que mais podem se beneficiar de você;
  • Sempre ofereça um bom pacote a um preço justo;
  • Sempre esteja disponível, espalhe as boas notícias;
  • Mantenha sempre seus clientes. Cultive-os e faça-os crescer;
  • Seja qual for o seu negócio será sempre uma empresa de serviços;
  • Sempre refine seu processo de negócio em termos de qualidade, custo e entrega;
  • Reuna informações relevantes, mas use a sabedoria para chegar à sua decisão final
    ______________________________________
    Kotler, Philip. Marketing 3.0: As forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano. São Paulo: Campus, 2010.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.