Marketing 3.0. – Os consumidores são os novos donos da marca

No post anterior comentei sobre a importância dos profissionais de marketing se empenharem em aplicar o marketing 3.0 nas empresas, em busca do relacionamento colaborativo gerado por esta evolução. Mas hoje, quero comentar sobre o outro lado do marketing 3.0, sem aplicar juízo de valor entre o que é melhor ou pior. Meu objetivo é simplesmente mostrar os dois lados da moeda.

O profissional de marketing se empenha para aplicar estratégias que levem a empresa à evolução no relacionamento com o cliente, ou o que o conceito de marketing 3.0 nos diz, sobre a transformação dos consumidores em colaboradores. Mas essa evolução também traz outro sentimento que alguns empresários ainda não estão preparados para lidar. O de não pertencimento.

Estamos vivendo em uma época em que os consumidores são os novos donos da marca. E não mais quem a criou. Agora, uma marca não pode simplesmente mudar da noite para o dia, principalmente se for uma marca que está intimamente ligada a seus consumidores. Se o trabalho de marketing foi bem feito, qualquer mudança, mesmo que mínima será perceptível aos clientes e pode afetar consideravelmente o relacionamento.

Além de trabalhar esse novo posicionamento, o profissional de marketing deverá trabalhar também com o rompimento desta barreira internamente, pois para tudo dar certo, todos os envolvidos no processo devem compartilhar o mesmo sentimento.

É fundamental que os empresários percebam que, o risco de deixarem de serem os “donos da marca” uma vez que compartilha a construção com seus consumidores, é grande. Os consumidores passam a se sentir donos e a defender daquilo que acreditam que possa ser uma ameaça.  E qualquer mudança pode ser considerada uma ameaça, mesmo que o departamento de marketing tenha considerado como positiva.

A partir do momento que se decide por trabalhar o marketing 3.0 na empresa, alguns riscos são assumidos. Porém, se optar por não trabalhá-lo, o risco de fracasso pode ser maior ainda.

Sua empresa está preparada para o marketing 3.0? E você, empresário? Está preparado para deixar de ser o único dono da sua marca?

Comente, compartilhe e vote no Top Blog 2012!

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

6 comments

  1. Kotler, ao criar o termo “marketing 3.0”, definiu também que a comunicação deve mudar de estágio, para buscar mais o lado emocional do relacionamento da marca com seus clientes, criando engajamento.

    Mas disse que uma empresa que ainda pratica o chamado marketing 1, focado no produto, não consegue passar para o 3.0 sem antes migrar para o 2, focado no cliente e em sua experiência, consolidar esta posição, e somente depois ir buscar o 3.0.
    Também segundo Kotler apenas 25% das empresas já está no marketing 2, a grande maioria ainda pensa como marketing 1 e uma pequeníssima minoria está no marketing 3.0

    Parabéns pelo artigo!

    • Juliana Rezende

      Obrigada.
      Vamos trabalhar para mudar esta estatística!

  2. Bom. Kotler é leitura obrigatória para qq um que queira saber de Marketing.
    E ‘Marketing 3.0’ é dos meus preferidos do autor.
    Super recomendo. Não apenas pelos novos conceitos, mas tbem pela repaginada nos antigos.
    Abraços. :)

  3. Juliana Rezende

    Ei André

    Também acredito nisso. Kotler sempre foi uma referência no marketing e sua visão sempre me supreendeu. E continua surpreendendo.
    Abraço.

  4. Olá Juliana e demais colegas!

    Muito pertinente as suas colocações, é incrível ver a evolução que o mercado sofre.

    É bom pensar nisso mesmo, sabemos o resultado de quem fica para trás.

    Abraços.

  5. Vanessa Alkmim

    Ótimo texto, Ju!
    Temos todos que estar preparados para o marketing 3.0.
    Parabéns mais uma vez pelos seus textos.
    Abraços,
    Vanessa Alkmim