Marketing 360º – UMA VISÃO AMPLA CONCEITUAL E PRÁTICA

As atribuições e atividades do marketing, seja em empresas do varejo, distribuição, indústria e de qualquer segmento são permeadas pelo uso adequado dos conceitos, inclusive do planejamento. No entanto, muitos consultores estão afirmando que o marketing no mundo contemporâneo não necessita de planejamento devido as mudanças constantes, em curto espaço de tempo e por isso, planejar atrapalha. Tem gente grande falando isso e dá até vontade de rir. Mas, atenção: quem tem boca fala o que quer, mas nem sempre estão preparados para ouvir. E quem tem ouvidos, que ouça: ATÉ PARA MUDAR TEM QUE PLANEJAR.

Todas as empresas, em sua magnitude, tem setores distintos, com trabalhos independentes mas interligados . Já escrevi sobre isso e trabalho uma atividade de formação gerencial mostrando a importância da independência aliada a interligação, daí a inspiração deste artigo:

As empresas deveriam caminhar sempre com a visão de 360º, afinal um círculo dividido em 4 partes iguais permite uma facilidade muito grande para entender o que é a Empresa e de como ela se relaciona com todo o seu universo.

Vamos pensar como administradores… Quais são os recursos empresariais?

1- Recursos Humanos;

2- Recursos Financeiros

3- Recursos Materiais;

4- Recursos Tecnológicos

5- E mais recentemente incluiu-se os recursos naturais.

Para este momento trataremos apenas dos 4 primeiros e deixaremos este quinto para um momento propício.

Antes, vamos relembrar quais são os papéis, ou alguns dos papeis e tarefas do Marketing na Organização:

  • Identificar necessidades e desejos dos consumidores;
  • Lançar novos produtos no mercado;
  • Identificar nichos de consumo e a mais eficaz maneira de conquistá-los;
  • Avaliar e gerar demanda;
  • Segmentar os mercados identificados como público alvo e gerar valor;
  • Realizar pesquisas, sejam de opinião, “recall”, identificação de necessidades e desejos, ou de qualquer um outro tema relativo aos interesses da empresa;
  • Promover a interação entre os departamentos da organização.

Existem outros, mas ficaremos apenas com estes.

Quando tomamos o recurso humano como item inicial de análise, devemos focar em dois públicos – interno e o externo (o que faz e o que compra).

As Pessoas são o ponto chave da evolução do marketing, para elas, por elas e delas será a motivação empresarial. Tem dúvida de que as empresas e produtos são criados para atender as necessidades e desejos de Pessoas??? Sim, tudo delas e tudo para elas. Concluímos então que o ponto de partida ou grau zero são as Pessoas.

Os recursos financeiros – Esse é cheio de condições e de “se nãos” … Paciência! Afinal, mexer com dinheiro sempre foi e sempre será uma tarefa difícil. Por isso, essas missões impossíveis são dadas ao marketing – Cuidar do dinheiro da empresa. Daí, na hora de precificar, quando nós de marketing somos chamados, a primeira pergunta é: Quem precificou colocou MARK UP ou só colocou margem de lucro??? Normalmente os conceitos são equivocadamente colocados, mas quando tem mark up como deve ser, as empresas tem e mantem seus departamentos de marketing forte e bem estruturados. Quando tem mark up tudo fica mais fácil, e um erro clássico é não saber administrar as políticas de preço.

E quando falamos em recursos materiais estamos tratando de tudo o que a empresa comprou, investiu e tudo o que existe disponível no mercado e ela pode pagar para que as operações possam acontecer com padrão de excelência. Se você me perguntar o que isso tem à ver com o marketing, a resposta é tudo ou nada.

TUDO: As estratégias de gestão de pessoas acompanham a qualidade dos materiais utilizados no desempenho das funções? Não é necessário e como podemos manter a equipe motivada sem condições de trabalho???

NADA: Será que existe alguma das tarefas do marketing que vai necessitar, por exemplo, de apoio com bons software de gestão, com computadores modernos, ambiente bem organizado… Os recursos materiais fazem com que a empresa trabalhe ou simplesmente exista.

E quando falamos em recursos tecnológicos, nos referimos inclusive ao trabalho da equipe de marketing, afinal de contas, recursos tecnológicos são também o domínio de ferramentas de gestão, não apenas uma internet rápida e serviço de call center e telefonia com pleno funcionamento.

Você conseguiu perceber que em poucas palavras criamos um ambiente organizacional integro e interligado, em um nível de interdependência fantástico e que empresas com essa visão de gestão são empresas com marketing forte, com produtos em top of mind e share of mind na excelência.

Empresas que sabem e tem consciência desta interação setorial são sempre bem sucedidas e vitoriosas em seus mercados.  De fato, existem outras que não sabem ou dominam os conceitos, mas se mantem bem porque mesmo sem saber, usam o marketing 360º. Já empresas que simplesmente desconhecem ou recriminam o uso dos conceitos do marketing, estão sempre gastando um caminhão de dinheiro e com resultados pífios.

Está circulando pelas redes sociais um novo modelo de papel higiênico, o black… Uma linha de aproveitamento desnecessário e chato da situação atual da sociedade com essa coisa de inclusão social e não racismo e os modelos de papel higiênico com aromas e outros tons… Como se monossílabo evacuativo tivesse olhos, tato ou olfato.

Portanto, para finalizar por aqui, o marketing 360º prega que nenhuma empresa desconheça ou deixe de estimular a interligação e interdependência setorial, sob pena de se perder em si mesma.

Estou esperando sua participação. Escreva para nós, leia as outras colunas, comente. Aguardo os seus comentários > professorfreire2008@gmail.com

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.