Existe uma frase conhecida no meio digital que diz que “O Conteúdo é rei”. Na prática e de forma simples, o que significa isso? Significa que em um universo com um volume crescente de informações, é preciso que as empresas ofereçam mensagens relevantes a seus públicos para atrair a atenção deles. O Marketing de Conteúdo pode ser definido como uma estratégia que entende a filosofia e a mensagem que uma marca quer passar e traduz em propriedades de conhecimento e entretenimento para que o público se engaje com a empresa. Há uma citação do estudioso Donatton de comunicação que defende o seguinte ponto: “As pessoas não ignoram 2 tipos de publicidade: a informativa e a divertida.” Você concorda com essa afirmação? Independente da forma a ser realizada para se comunicar, o grande desafio está em conquistar “Share of Heart”, ou seja, espaço no coração do público (e não apenas o “share of mind” – espaço na mente – conceito comumente utilizado na publicidade).
Como fazer isso? A chave está em ser RELEVANTE. Para ter relevância, alguns fatores são importantes:
– A linguagem utilizada não deve ser promocional – Transmitir conteúdo para o público não significa falar o tempo todo do seu produto ou serviço, mas sim trazer novidades. Por exemplo, se você é uma imobiliária, que tal dar dicas de como organizar e decorar uma casa?
– Conhecer o público – Como sua empresa vai divulgar o que o seu cliente quer saber se não conhece o que ele quer? Realize pesquisas, reúna os clientes em eventos, mantenha um relacionamento de proximidade com eles.
– Analisar e compreender o contexto continuamente – Esteja antenado com as últimas notícias, com as ações dos seus parceiros que deram certo, com os insucessos que ocorreram com alguma ação e que você não deve repetir, com as demandas dos consumidores. Uma dica para saber, por exemplo, o que as pessoas estão buscando na internet é utilizar a ferramenta gratuita Google Trends. Selecionando a opção “Explorar” do lado esquerdo você pode filtrar a busca da forma que desejar (escolhendo o país, estado e período que você quer pesquisar).
– Suscitar emoções – Gerar envolvimento e emocionar o seu público são pontos essenciais para que ele se lembre da sua mensagem. Uma forma de fazer isso é contar histórias, criar personagens hipotéticos ou utilizar-se de situações reais para transmitir o conteúdo que tem sintonia com a sua marca.
– Defender uma causa e comprovar que a empresa realiza o que promete – Convido você a fazer as seguintes reflexões: Se a sua organização deixasse de existir, o que o mundo perderia? O que mais sua empresa oferta às pessoas? O que você ainda pode ofertar em conteúdo de acordo com seu propósito? Cada vez mais, o público espera que as empresas façam a diferença no mundo em que vivem e isso não se limita a realizar um discurso sustentável, mas também a mostrar verdadeiramente como aplicar isso.
Espero que as dicas sejam úteis! Abraço e sucesso!
Vanessa Alkmim
Tainah, simplesmente adorei seu texto!
Muito didático, todos os fatotes que você citou são muito relevantes para o MKt de Conteúdo.
Sem contar que o Google Trends é altamente viciante… rs.
Amei! Obrigada pela contribuição.
Bjos,
Vanessa Alkmim
Tainah
Vanessa, fico imensamente feliz que tenha gostado do texto e mais feliz ainda por saber que ele foi útil, afinal esse é um dos objetivos do projeto na minha opinião: transferir conhecimentos práticos ligados ao Marketing.
Muito obrigada!
Beijos,
Tainah.
Fernando Pereira
Achei muito bom o texto, bem explicado e de fácil compreensão.
Concordo com a Vanessa, o Google Trends é viciante, fiquei na página por algum tempo e uau, muito boa.
Sou estudante de técnico em marketing e ler esse texto me abriu mais o horizonte e ver como o marketing pode ser ainda mais aprofundado como ciencia e que os riscos temos que correr para que ele possa ser implantado.
Obrigado Tainah por proporcionar esse conteudo.
Fernando Pereira
Tainah
Olá Fernando, fico muito feliz que o conteúdo tenha sido útil e que tenha te dado algumas ideias diferentes sobre a aplicação do Marketing! Se precisar de algo ou tiver dúvidas estou à disposição! O Google Trends é um vício mesmo….rs
Abraço
Priscila Stuani
Olá Tainah!
Ótimo texto, e concordo com a Van, você deu dicas valiosas.
Uma coisa é falar: “Olha, o conteúdo tem que ser relevante”. Ok, isso eu já entendi, utra coisa bem diferente é explicar como proporcionar e criar um conteúdo relevante!
Adorei a receita e vou compartilhar, informação importante tem que ser anunciada aos 4 cantos (infinitos) que temos!
Abraço,
Pri
Tainah
Pri, como disse acima, fico muito feliz que as dicas tenham sido úteis e muito obrigada por compartilhar!! Beijo e sucesso pra nós!