Existe uma frase conhecida no meio digital que diz que “O Conteúdo é rei”. Na prática e de forma simples, o que significa isso? Significa que em um universo com um volume crescente de informações, é preciso que as empresas ofereçam mensagens relevantes a seus públicos para atrair a atenção deles. O Marketing de Conteúdo pode ser definido como uma estratégia que entende a filosofia e a mensagem que uma marca quer passar e traduz em propriedades de conhecimento e entretenimento para que o público se engaje com a empresa.  Há uma citação do estudioso Donatton de comunicação que defende o seguinte ponto: “As pessoas não ignoram 2 tipos de publicidade: a informativa e a divertida.” Você concorda com essa afirmação? Independente da forma  a ser realizada para se comunicar, o grande desafio está em conquistar  “Share of Heart”, ou seja, espaço no coração do público (e não apenas o “share of mind” – espaço na mente – conceito comumente utilizado na publicidade).

Como fazer isso? A chave está em ser RELEVANTE. Para ter relevância, alguns fatores são importantes:

A linguagem utilizada não deve ser promocional – Transmitir conteúdo para o público não significa falar o tempo todo do seu produto ou serviço, mas sim trazer novidades. Por exemplo, se você é uma imobiliária, que tal dar dicas de como organizar e decorar uma casa?

– Conhecer o público – Como sua empresa vai divulgar o que o seu cliente quer saber se não conhece o que ele quer? Realize pesquisas, reúna os clientes em eventos, mantenha um relacionamento de proximidade com eles.

– Analisar e compreender o contexto continuamente – Esteja antenado com as últimas notícias, com as ações dos seus parceiros que deram certo, com os insucessos que ocorreram com alguma ação e que você não deve repetir, com as demandas dos consumidores. Uma dica para saber, por exemplo, o que as pessoas estão buscando na internet é utilizar a ferramenta gratuita Google Trends. Selecionando a opção “Explorar” do lado esquerdo você pode filtrar a busca da forma que desejar (escolhendo o país, estado e período que você quer pesquisar).

– Suscitar emoções – Gerar envolvimento e emocionar o seu público são pontos essenciais para que ele se lembre da sua mensagem. Uma forma de fazer isso é contar histórias, criar personagens hipotéticos ou utilizar-se de situações reais para transmitir o conteúdo que tem sintonia com a sua marca.

– Defender uma causa e comprovar que a empresa realiza o que promete – Convido você a fazer as seguintes reflexões: Se a sua organização deixasse de existir, o que o mundo perderia?  O que mais sua empresa oferta às pessoas?  O que você ainda pode ofertar em conteúdo de acordo com seu propósito? Cada vez mais, o público espera que as empresas façam a diferença no mundo em que vivem e isso não se limita a realizar um discurso sustentável, mas também a mostrar verdadeiramente como aplicar isso.

Espero que as dicas sejam úteis! Abraço e sucesso!

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

6 comments

  1. Vanessa Alkmim

    Tainah, simplesmente adorei seu texto!
    Muito didático, todos os fatotes que você citou são muito relevantes para o MKt de Conteúdo.
    Sem contar que o Google Trends é altamente viciante… rs.
    Amei! Obrigada pela contribuição.
    Bjos,
    Vanessa Alkmim

  2. Tainah

    Vanessa, fico imensamente feliz que tenha gostado do texto e mais feliz ainda por saber que ele foi útil, afinal esse é um dos objetivos do projeto na minha opinião: transferir conhecimentos práticos ligados ao Marketing.
    Muito obrigada!
    Beijos,

    Tainah.

  3. Fernando Pereira

    Achei muito bom o texto, bem explicado e de fácil compreensão.
    Concordo com a Vanessa, o Google Trends é viciante, fiquei na página por algum tempo e uau, muito boa.
    Sou estudante de técnico em marketing e ler esse texto me abriu mais o horizonte e ver como o marketing pode ser ainda mais aprofundado como ciencia e que os riscos temos que correr para que ele possa ser implantado.
    Obrigado Tainah por proporcionar esse conteudo.
    Fernando Pereira

  4. Tainah

    Olá Fernando, fico muito feliz que o conteúdo tenha sido útil e que tenha te dado algumas ideias diferentes sobre a aplicação do Marketing! Se precisar de algo ou tiver dúvidas estou à disposição! O Google Trends é um vício mesmo….rs
    Abraço

  5. Olá Tainah!

    Ótimo texto, e concordo com a Van, você deu dicas valiosas.

    Uma coisa é falar: “Olha, o conteúdo tem que ser relevante”. Ok, isso eu já entendi, utra coisa bem diferente é explicar como proporcionar e criar um conteúdo relevante!

    Adorei a receita e vou compartilhar, informação importante tem que ser anunciada aos 4 cantos (infinitos) que temos!

    Abraço,

    Pri

  6. Tainah

    Pri, como disse acima, fico muito feliz que as dicas tenham sido úteis e muito obrigada por compartilhar!! Beijo e sucesso pra nós!