Marketing de Relacionamento: chave para conquistar clientes e aumentar vendas

Olá sejam todos bem vindos! Aberta a discussão sobre marketing de relacionamento. O marketing de relacionamento surgiu nos anos 90, com a evolução do marketing para melhorar o desenvolvimento das relações entre empresas e clientes. Desde então, as empresas tem utilizado suas ferramentas para criar e construir relacionamentos que proporcione vantagens para empresa e para o cliente.

Porém, atualmente, as organizações tem-se utilizado do marketing de relacionamento como estratégia para manter e construir relações sólidas com clientes e fornecedores.

Uma empresa que perde um cliente, para reconquistar o mesmo, tem um custo muito alto, sendo melhor manter com dedicação e atenção o cliente antes de perde-lo.

De acordo com Bogman (2002, p. 23) “o marketing de relacionamento é essencial ao desenvolvimento da liderança no mercado, a rápida aceitação de novos produtos e serviços e a consecução da fidelidade do consumidor”.

Para outros autores, o marketing de relacionamento é definitivamente  atrair, realçar e intensificar o relacionamento com clientes finais, fornecedores, clientes intermediários, parceiros e entidades governamentais e não governamentais, através de uma visão de longo prazo. (MADRUGA 2006, p.20).

O marketing de relacionamento é uma ferramenta que pode auxiliar a empresa, na conquista de novos clientes e liderança de mercado.

Cada vez mais, o marketing vem transferindo o foco das transações individuais para construção de relacionamentos que contêm valor e rede de oferta de valor. O marketing de relacionamento está mais voltado para o longo prazo. Sua meta é oferecer valor de longo prazo ao cliente e a medida do sucesso e dar-lhes satisfação ao longo prazo. Para acontecer, é necessária uma total sintonia entre os vários níveis da empresa com o departamento de marketing, necessitando criar bons níveis de relacionamentos nos campos econômico, técnico, jurídico e social, que resultam em alta lealdade do cliente (KOTLER E ARMSTRONG, 1999, p.197).

Para Kotler (1998, p.619) “marketing de relacionamento é baseado na premissa de que os clientes importantes precisam receber atenção contínua”.

Dentre as premissas apontadas pelos estudiosos, o marketing de relacionamento é importante para:

  • Identificar os clientes mais valiosos;
  • Da parâmetros para a criação de programa de fidelidade para os clientes mais importantes;
  • Desenvolve procedimento especifico;
  • Prepara equipe especializada para atender os melhores clientes.

Assim, podemos dizer que marketing de relacionamento é a ferramenta mais importante para que a empresa possa sobreviver no mercado globalizado e ter seu diferencial diante de outras possibilidades que o cliente possa tentar buscar.

É preciso fidelizar o cliente, torná-lo importante para seu negócio e fazer com que ele tenha a sensação de que é importante para a empresa.

Espero que tenha conseguido transmitir um pouco mais de conhecimento e deixo em aberto para que possamos discorrer sobre o assunto. Até o próximo post!

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Leave a Reply