Marketing de Serviço: O que é e como aplicar de maneira assertiva?

Você sabe o que é marketing de serviço? Sabe como como aplicá-lo em sua empresa? Se suas respostas foram negativas… posso te ajudar com as respostas neste post.

Marketing de Serviços é formado por um conjunto de táticas que ajudam a explicar o valor do serviço, convencendo o cliente a escolher uma empresa específica.

O mesmo serviço pode ter varias formas de utilização pelos consumidores da empresa, dependendo do interesse e desejo de cada cliente, mudando os critérios de contratação desses serviços.

Possui grande concorrência, outros prestadores de serviços, produtos que prometem fazer mais pelos clientes, inércia (quando o cliente decide não contratar o serviço por dar trabalho).

Os 7 P´s do Marketing de Serviço

Para entender melhor o termo de marketing de serviço, é preciso entender melhor os princípios pelo qual o marketing de serviço se baseia.

Já pode ter ouvido falar dos 4 P´s de Marketing, mas, elencaremos os 7P´s do Marketing de Serviço abaixo:

1. Produto.

Todo serviço contém um produto, ou seja, um resultado que vai gerar um valor para o cliente. É de suma importância que se saiba qual o produto que é vendido no seu negócio.

2. Preço.

Acertar o preço justo e certo é sempre um desafio. No caso de serviços devemos levar em consideração alguns fatores subjetivos, que dependem do ramo de atividade da empresa.

Estabelecer um padrão conforme base nos valores praticados no mercado, tempo gasto com a atividade, qualificação do serviço, podem ajudar nessa formação.

3. Praça

Referente ao local usado para realizar o trabalho. Envolve ainda a logística necessária para entrega do serviço.

4. Promoção.

Tudo que engloba a promoção e comunicação da empresa com relação ao serviço. Vai desde a mensagem de e-mail para o cliente até as redes sociais. Usar uma linguagem inovadora, dinâmica, humanizada ajuda a conquistar a confiança das pessoas e gerar uma percepção de valor no serviço que esta sendo oferecido.

5. Processos.

Para ser contratado pelo cliente mais de uma vez, é preciso atender ou superar as expectativas do cliente para com seu serviço.

Desenvolver processos de trabalho e estruturar internamente os processos são uma forma de fazer com que isso aconteça mais naturalmente na empresa.

Quando o cliente for escolher dentre as varias opções, ele vai preferir a mais segura, sendo os processos uma arma valiosa para que isso aconteça.

6. Pessoas.

A qualificação do quadro de colaboradores é uma forma de agregar valor a sua empresa, ou seja, colaborador bem treinado vai conseguir satisfazer melhor o cliente, mantendo o padrão de qualidade que a empresa deseja.

Equipe competente gera negócios, motiva cliente e gera menos desperdício de recursos, fazendo com os clientes indiquem a outros seus serviços – o chamdo boca a boca.

7. Palpabilidade.

Trata das evidencias físicas do serviço, como se trata de algo intangível, é preciso preparar pequenas pistas visuais que ajudam o cliente a enxergar o valor da oferta. Inclui uma serie de valores que vão desde o website, redes sociais e cartões de visitas.

Quanto mais o cliente sentir que seu serviço é “palpável” maiores as chances deles contratarem o serviço.

Espero que tenha conseguido elucidar o que é e como fazer esse tipo de marketing em sua empresa.

Caso tenham um case de sucesso nesse nicho de mercado, fica o convite para que divida esse conhecimento com a gente. Ate o próximo post!

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.