Marketing e Mídias Sociais, qual é o ambiente do seu negócio?

Seu negócio não é voltado para vendas, não está ligado diretamente ao cliente final, então para que e porque gastar tempo e dinheiro investindo nas mídias sociais? Mas quem disse que internet é um ambiente apenas para vendas? E ainda que as redes sociais são os esforços de vendas e promoção? Porque uma indústria não pode estar nas mídias sociais?

Atualmente a internet é uma oportunidade de negócios, pois exerce um papel fundamental na vida das pessoas, uma vez que ela aproxima, gera e facilita a interatividade e com isso permite que as empresas construam um relacionamento mais humano com seus clientes.

As Mídias Sociais são hoje um canal que possibilita todas essas ações, tendo em vista o grande avanço tecnológico, a inovação onde o Marketing está inserido, a mudança na economia e no comportamento do consumidor em que fomentam todo o pensamento das estratégias de Marketing.

O Marketing é a mediação entre a empresa e o mercado e na era da internet tem demandado cada vez menos investimentos em suas ações, porém atingindo um número bem maior de cliente que por sua vez estão mais críticos e exigentes.

Uma boa estratégia de Marketing integra ações online e offline e de acordo com André Telles (2011), “as mídias sociais estão dentro de um grande guarda-chuva de Marketing. O ideal é que as campanhas sejam integradas, e o offline direcione para o online e vice-versa”.

De acordo com a pesquisa Ibope “o número total de pessoas com acesso a internet em qualquer ambiente (domicílios, trabalho, escolas, lan houses ou outros locais) atingiu 82,4 milhões no primeiro trimestre de 2012”, no entanto o comércio eletrônico brasileiro está ainda em expansão, ou seja, apesar da presença na internet e nas redes sociais existe ainda resistência às compras nesse ambiente.

Kotler (2010) afirma que a “era do Marketing 3.0 é aquela em que as práticas do Marketing são muito influenciadas pelas mudanças no comportamento e nas atitudes do consumidor”. A nova economia aponta novas oportunidades e desafia as ações de Marketing a partir dos novos modelos de negócios e um consumidor cada vez mais informado e exigente, além de toda amplitude que é permitido alcançar, o imediatismo cada vez mais presente, a colaboração e a interação mais ativa.

E qual a sua opinião sobre esse ambiente online? Compartilhe sua experiência e conhecimento.

Referências usadas no artigo:
www.ibope.com.br
KOTLER, Philip. Marketing 3.0: as forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

 

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Leave a Reply

6 comments

  1. Ola Geise!

    Considero fundamental a participacao das empresas no ambiente virtual! Seja por motivo comercial ou institucional.
    E o ambiente web permite aplicar muitas estratégias e desenvolver muitas acoes.
    Abraco

  2. Excelente texto. Gostaria de compartilhar em meu Blog (com todas as referências e um link para o texto original), vocês autorizam?

    • Geise Souza

      Olá Mauro, obrigada e perdoe-me pela demora em respondê-lo.

      Fique a vontade para compartilhar o texto.

      Grata.
      Geise Souza

  3. Isabel Gareta

    Creo que la presencia virtual de las empresas es fundamental a día de hoy, pues esto permite una conexión con el mundo a tiempo real, algo que se ha vuelto indispensable para el buen funcionamiento de la empresa.

  4. Flávia Morgana

    Ótimo assunto Geise!
    Parabéns!

  5. Excelente artigo. Já compartilhei nas minhas redes sociais. Existem empresas de Marketing Digital que colocaram no fogo todos os fundamentos de marketing e acham que o Marketing Digital vai resolver tudo. Ingenuidade ou prepotência… sei lá. Só sei que, o que fazemos (Marketing Digital) deve estar integrado ao PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO da empresa; e tem empresas digitais que querem remar ao contrario e fazer o seu próprio caminho. Cansei de ouvir isso “Você ainda acredita em Kotler?” – Claro que eu acredito criatura!! O que eu faço é Marketing e Kotler é marketing!