Marketing Esportivo: A aposta do retrô na copa do mundo

Tratando-se de Marketing Esportivo, a onda retrô nas campanhas das empresas para a Copa do Mundo FIFA 2018 definitivamente chegou ao nosso país. Já havia comentado sobre esse assunto para o Implantando Marketing no caso da Brahma, e agora é a vez da Nike apostar na ideia. Mas afinal, o que é marketing retrô?

É quando empresas apostam na nostalgia para conquistar clientes, seja com produtos novos que mantenham características antigas, seja com produtos antigos em perfeito estado de conservação, ou até mesmo trazendo de volta clássicas propagandas para o consumidor lembrar-se de forma positiva a tradição da marca.

No caso da Nike, a marca norte-americana lançou um comercial em 1998, com nomes como Denílson, Roberto Carlos e Romário jogando bola dentro de um aeroporto. Os craques aparecem driblando seguranças e passageiros dentro das dependências do local. Até que surge o camisa 9 da equipe na época, Ronaldo Fenômeno, e ao tentar fazer um “gol” no aeroporto, o craque brasileiro acerta a “trave”.

Acompanhe o vídeo de 1998:

Após 20 anos, a empresa apostou novamente nessa propaganda, e lançou um teaser em que o Ronaldo Fenômeno figura novamente em um aeroporto para tentar acertar o chute e finalmente fazer o Gol. O Vídeo completo ainda não foi lançado pela Nike, mas está causando grande curiosidade entre os consumidores da marca.

Acompanhe o teaser de 2018:

E vocês seguidores do Implantando Marketing, já estão do clima da Copa? Um abraço e até a próxima!

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário