Chegamos em 2018, ano em que teremos o maior evento futebolístico do mundo: A Copa do Mundo FIFA. No âmbito do marketing esportivo, muitas emissoras, empresas e agências esportivas já vivem o ritmo da Copa.
A estimativa da FIFA é que a audiência do torneio neste ano chegue a 3,6 bilhões de pessoas em um total de 64 jogos disputados pelas 32 seleções participantes do evento. Ou seja, uma ótima oportunidade para as marcas que possuem parcerias com as seleções ativarem suas ações desde agora (antes) ao longo dos jogos (durante) e após o encerramento (depois) da competição.
Seleção Brasileira:
O fato da seleção canarinho estar em alta após a excelente campanha nas eliminatórias, junto a animação de sua torcida nos últimos anos, auxilia as empresas investidoras da equipe a terem bons resultados no âmbito comercial. Já é tempo de ativarem promoções, campanhas de incentivo e até mesmo programas de fidelidade para o potencial público torcedor-consumidor.
A presença digital da nossa seleção também será um ponto importante para as empresas patrocinadoras do time. A Seleção Brasileira é a mais popular no mundo digital, segundo pesquisa feita pelo Ibope Repucom, com 18.310.926 seguidores, somando Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.
Abaixo o ranking digital das 40 maiores confederações de futebol do mundo elaborado pelo IBOPE Repucom (dados coletados até Outubro de 2017):
Ao longo do ano, trarei mais informações para vocês sobre o Marketing Esportivo voltado a Copa do Mundo FIFA 2018.
Um abraço e até a próxima!