Marketing Esportivo: O Mercado de Produtos Licenciados

Camisa, caneca, cachecol, livro, caderno, boné, itens comemorativos… Amigo leitor do Implantando Marketing, já parou para contar quantos produtos oficiais relacionados aos esportes foram comprados por você ao longo de sua vida? Faço essa pergunta para introduzir o artigo de hoje sobre Licenciamento Esportivo.

O Licenciamento Esportivo é a ação dos clubes, atletas ou federações, que autorizam que empresas explorem suas marcas e imagens para fins comerciais. Ou seja, é a concessão da marca/imagem para associação a um determinado produto ou serviço. Esse direito de uso é concedido pela troca de um percentual aplicado sobre o valor arrecadado com as vendas dos produtos e serviços das empresas que utilizam esse licenciamento.

Tipos de Licenciamento:

Dentre as diversas formas de licenciamento no esporte, as mais utilizadas são:

  • O Clube concede o direito de exploração da sua marca à empresa fornecedora do produto.
  • O Time faz um contrato de licenciamento a parte com algum atleta em potencial, para o uso de sua imagem e venda de produtos relacionados ao jogador.
  • O atleta isoladamente negocia o uso de sua imagem e/ou uso exclusivo de produtos de alguma empresa, ou fornecedor de material esportivo.
  • Acordos comerciais de empresas com federações e naming rights em eventos, campeonatos e estádios.

Licenciamento no Futebol

Dos diversos clubes europeus que vendem os mais variados tipos de produtos vinculados as suas marcas, destacam-se: Manchester United, Real Madrid, Barcelona, Bayern Munique, Juventus e Paris Saint-Germain, que exploram muito bem esse tipo de arrecadação e que atendem aos seus fãs com produtos que são encontrados em todo o mundo.

No Brasil, clubes como: Flamengo, Corinthians, Palmeiras, Internacional e São Paulo estão a frente dos outros, mas todos, principalmente os da série A, utilizam o licenciamento como alternativa de receita, e oferecerem produtos que atendem os seus clientes/torcedores. Ainda há muito o que melhorar, sobretudo, quando falamos de produtos voltados para o público infantil e feminino.

Licenciamento dos Atletas

Atletas de todo o mundo em diferentes modalidades também utilizam deste tipo de arrecadação. Para as empresas, uma ótima oportunidade de promoção de vendas dos seus produtos. O encaixe entre produto/atleta quase sempre é formado pela promessa de uma carreira brilhante no esporte aliada a uma grande base de fãs, que tendem a consumir os produtos vinculados aos seus ídolos.

Nomes como: Anthony Joshua (boxe), Stephen Curry (basquete), Neymar, Messi e Cristiano Ronaldo (futebol), Virat Kohli (críquete), Jordan Spieth (golfe), Simone Biles (ginástica) e Mikaela Shiffrin (esqui), ganham destaque como atletas potenciais em marketing para as empresas que vendem produtos esportivos.

Licenciamento em Eventos Esportivos

Além dos clubes e atletas, os principiais eventos esportivos do mundo também ativam suas marcas através de produtos licenciados. Produtos do Super Bowl, Olimpíada, UFC, Copa do Mundo FIFA e Liga dos Campeões da UEFA são facilmente encontrados em seus sites oficiais e também nos países que abrigam tais eventos.

Venda dos Produtos (Canais de Distribuição)

Além do tradicional varejo e das lojas especializadas em artigos relacionados aos esportes, outros grandes canais de distribuição são as lojas exclusivas dos clubes, onde os torcedores conseguem adquirir toda linha de produtos licenciados. Há também as lojas-móveis nos dias dos eventos, onde as empresas conseguem se aproximar dos torcedores, evitando assim, a ação da pirataria.

Outro grande ponto a ser lembrado no licenciamento esportivo são os projetos de franquias de escolas que ensinam determinadas modalidades esportivas, em que em sua maioria, vinculam o local com o nome dos clubes ou dos grandes atletas, explorando assim, a paixão dos jovens aprendizes pelos seus ídolos.

Conclusão

No esporte, o licenciamento de produtos tem como objetivo suprir as necessidades dos torcedores que buscam pelas diversas mercadorias com o escudo, cores, dentre outras características únicas dos clubes ou atletas. E é claro, um retorno positivo de faturamento com base nos royalties sobre as vendas dos mesmos.

Assim, dentre todas as ferramentas do Marketing Esportivo, o licenciamento é o mais eficaz para o estreitamento entre as empresas que ofertam o seu produto e/ou serviço, com os seus potencias clientes, no caso, os torcedores-consumidores. Trazendo assim, um retorno tanto para a empresa quanto para o clube e/ou atletas.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Leave a Reply