Marketing Esportivo: Paixão x Razão entre os profissionais da área

Já pensou em trabalhar em alguma área de comunicação e marketing no seu clube do coração? Acredito que este seja o sonho de muitos estudantes e profissionais que pretendem trabalhar com marketing esportivo! Não é mesmo? Na prática, nem sempre essa regra é aplicada, fazendo com que o profissional procure por diferentes alternativas, algumas em grandes veículos esportivos ou até mesmo em outros clubes. Mas afinal, revelar o clube que você torce atrapalha de alguma forma sua carreira profissional?

Esse é um assunto que gera muita polêmica entre os profissionais já atuantes na área. Enquanto alguns escondem a sua paixão por algum clube, outros falam abertamente qual é o seu time do coração.

Acima de tudo, o profissional deve ter a consciência que a frente de um clube, ele se torna responsável por toda a repercussão que uma ação causará nos torcedores. Em tempos em que a intolerância está presente em muitas torcidas organizadas, toda ação deve ser friamente calculada, principalmente, por causa das redes sociais, em que o torcedor tem voz ativa o tempo todo.

Pontos Positivos x Pontos Negativos

Por um lado, assumir a sua paixão por um time pode ajudar na aproximação com o clube e no acesso privilegiado a informações exclusivas. Você passará a ter a mesma identidade corporativa “missão, visão e valores”, entretanto, limitará possíveis oportunidades em outras agremiações por questões “sociais e culturais”.

Acredito que essa questão não interfere desde que o fanatismo seja deixado de lado na hora do trabalho. Afinal, todos os profissionais que trabalham no ambiente futebolístico tem algo em comum: A paixão por algum clube! A pessoa deve ser profissional o suficiente para saber separar esses dois lados (torcedor vs profissional) pois, nem sempre as oportunidades que aparecem no mercado são no seu clube.

Não existe uma receita do bolo de como alcançar a tão sonhada vaga na área, e muito menos se é certo ou errado expor o seu clube do coração, mas existem certas características e atitudes que podem contribuir para que você esteja a frente de outros candidatos no mercado e que com certeza te tornará um profissional de sucesso. São elas:

  • Sempre buscar por palestras, cursos de curta duração, formação superior e especializações na área.
  • Saber se relacionar com outros profissionais do meio. O networking é fundamental.
  • Procurar ter o domínio de outros idiomas além do nativo, principalmente o Inglês e o Espanhol.
  • Ler, ler e ler. Quanto mais você ler sobre o assunto (marketing esportivo), mais domínio você terá do mercado.

E para você leitor do Implantando Marketing – Revelar o clube que você torce atrapalha de alguma forma sua carreira profissional?

Um abraço e até a próxima!

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.