Marketing Estratégico ou simplesmente Marketing?

Olá!  Voltamos a falar sobre Marketing Estratégico!
Não podemos, ou não conseguimos pensar em Marketing Estratégico, ou em qualquer outro “tipo” de marketing isoladamente, a verdade é que estaremos sempre falando sobre Marketing e suas ferramentas, o que muda é a aplicação e abordagem, o “como” chegar ao produto final, no nosso caso, o Marketing Estratégico.

Podemos dizer que os objetivos básicos do Marketing são:

  • Vender mais a custos menores;
  • Satisfazer as necessidades do mercado;
  • Criar necessidades e depois satisfazê-las.

Cada um destes pontos deve ser cuidadosamente observado, caso contrário, uma campanha promocional bem sucedida pode não significar um sucesso total para a empresa.

Dentre as várias definições, podemos afirmar que Marketing é:

  • Política e linha de ação voltada ao mercado;
  • Sistema que visa aumentar as vendas e parcela de mercado;
  • Avaliação e análise das ações visando o ponto de equilíbrio;
  • Mentalização e integração do pessoal para um maior aproveitamento da força de vendas;
  • Criação, controle e fiscalização dos custos e acompanhamento dos preços e lucro, com o objetivo de atingir as metas do planejamento financeiro;
  • Sistema que define: linha da política orçamentária, linhas de publicidade e propaganda, e ainda política salarial.

Segundo Prates (2001), marketing é mercado em movimento, obedecendo a premissas e regras, controláveis, semicontroláveis, incontroláveis, mutáveis ou não. Podemos afirmar que os fatores que influenciam cada uma das afirmações acima seguem esta ideologia.

Por exemplo, a publicidade e propaganda são totalmente controláveis, pois baseiam-se em análise, identificação e posterior lançamento. A ação de mercado é semicontrolável, pois vai variar conforme resultados obtidos, ou ainda a ação da concorrência e legislação que são totalmente incontroláveis.

Para tanto, o Marketing tem um papel crucial no planejamento estratégico da empresa, uma vez que influencia as diversas áreas e para cada uma cabe um pedacinho do produto final. Ao Marketing cabe buscar identificar as oportunidades mais atraentes e avaliar o potencial da empresa para tirar vantagem delas.

Sendo a Estratégia uma ação ou caminho que nos leva a atingir objetivos estabelecidos, é através dela que a empresa vai, a partir das metas traçadas, buscar a melhor e mais eficaz forma de alcançá-las.

Aqui fica mais um pouquinho de Marketing Estratégico para vocês pensarem e analisarem. No nosso próximo encontro falaremos mais um pouco sobre Planejamento Estratégico de Marketing. Lembrando que comentários e críticas são muito bem vindos.

Abraços e até o próximo dia 11 de fevereiro.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Leave a Reply

2 comments

  1. Esclarecedor e muito oportuno o artigo, parabéns!

  2. Bel Cabreira

    Obrigada, Catia !
    Visite também meu outro artigo: “O que é Marketing Estratégico?” e dos demais colegas aqui, tenho certeza que terá muitas outras leituras esclarecedoras.
    Tenha um ótimo domingo!
    Bel