O que é Marketing Estratégico?

Primeiramente gostaria de parabenizar nossa Grande São Paulo pelo seu aniversário, ontem, dia 25 de Janeiro! Parabenizo também o Implantando Marketing por esta iniciativa em unir cada vez mais os profissionais de marketing!

A partir de hoje estarei aqui para falar com vocês um pouco sobre Marketing Estratégico. Um pouco porque, como todo assunto ligado ao Marketing é vasto e pode nos levar a diferentes estradas.

Para começarmos, vamos definir  o que é Marketing Estratégico?
Bom, vamos por partes, e pensemos o que é Marketing. Na literatura encontraremos diversas definições para marketing, sempre ligadas às experiências de cada um de seus “defensores”. Marketing é muito mais do comercializar um produto, não é só propaganda, está além de realizar trocas de produtos ou serviços.
Segundo a American Marketing Association (AMA), é o desempenho das atividades que dirigem o fluxo de bens e serviços do produtor ao consumidor. É o processo de planejamento e execução de criação, estabelecimento de preço, promoção e distribuição de ideias, produtos e serviços para criar intercâmbios que irão satisfazer as necessidades do indivíduo e da organização. (AMA, 1999)
Ducker é mais objetivo ao dizer que “marketing é todo o empreendimento do ponto de vista do consumidor” (1998).
Kotler conceitua como “a análise, o planejamento, a implementação e o controle de programas e/ou projetos formulados para propiciar trocas voluntárias de valores com o mercado-alvo, com o propósito de atingir objetivos operacionais concretos” (1998).
Enfim, se começarmos a enumerar definições este espaço vai ser mínimo e não chegaremos a lugar algum, ficaremos vagando em teorias.

Em resumo, Marketing é atuar no mercado com toda sua dinâmica e para execução de um plano de marketing temos que levar em conta as necessidades e desejos do mercado, além do uso efetivo de técnicas de preço, comunicação e distribuição, para informar, motivar e servir ao respectivo mercado.
E quanto a Estratégico? Segundo o Dicionário Houaiss, estratégico concerne à estratégia e esta, por sua vez, é a princípio um termo militar, e é tratada como uma arte:
1. É a arte de coordenar a ação das forças militares, políticas, econômicas e morais implicadas na condução de um conflito ou na preparação da defesa de uma nação ou comunidade de nações.
2. É a parte da arte militar que trata das operações e movimentos de um exército, até chegar, em condições vantajosas, à presença do inimigo.
3. E, por extensão de sentido, é a arte de aplicar com eficácia os recursos de que se dispõe ou de explorar as condições favoráveis de que porventura se desfrute, visando o alcance de determinados objetivos.

Assim, definindo Marketing Estratégico, que é nosso objetivo, podemos dizer que é a união das ideias de “marketing” e “estratégia” em uma visão de futuro. É seguir a evolução do mercado de referência e identificar os diferentes produtos/mercados e segmentos atuais e potenciais, a partir de uma base de necessidades a serem encontradas. Deve orientar a empresa para as oportunidades econômicas atrativas, adaptadas a seus recursos e que oferecem potencial de crescimento e rentabilidade. Sua função é precisar a missão da empresa, definir seus objetivos, elaborar uma estratégia de desenvolvimento e zelar por manter uma estrutura equilibrada na carteira de produtos.
Amigos, espero que com isto tenha conseguido deixar claro, dentre as várias definições e segmentações do marketing , o que nos espera quanto ao Marketing Estratégico. Espero encontra-los novamente aqui no próximo dia 28, para continuarmos esta conversa, e claro, para que este não seja um monólogo, agradeço comentários que possam implementar e complementar estas definições.

Abraços a todos e até a próxima!

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Leave a Reply

23 comments

  1. izabela reis

    Seja bem vinda
    Parabens pela iniciativa do tema que e bem interessante. Sugiro o uso de cases de sucesso para analise, ajuda a ilustrar bastante.
    Abraços

    -1
    • Parabéns pelo post Isabel! E concordo com a Izabela, casos de sucesso serão ótimos para ilustrar o tema, que é bastante útil em nosso dia-a-dia!

      Abraço!

      -1
      • Bel Cabreira

        Obrigada Heron !!!
        Como falei pra Izabela vou mesmo aproveitar a ideia e lembrem-se todas as ideias são bem-vindas… :-)
        Tenha uma ótima semana !!!
        Bel

        -1
    • Bel Cabreira

      Boa noite Izabela !!! Obrigada !!!
      Achei excelente a ideia do uso de cases, todo exemplo explica mais do que qualquer teoria. Vou usá-la… :-)
      Tenha uma ótima semana!
      Bel

      -1
  2. Legal, ISABEL!
    Importante reforçar esses conceitos que muitas vezes ficam misturados nas mentes do profissionais que interagem com Marketing.
    Excelente iniciativa!
    Abraços e $uce$$o! :)

    -1
  3. Clayton Alves Cunha

    Cara Isabel,

    Bem vinda ao time!
    Ótimo Post de estréia!

    []’s

    Clayton Cunha.

    -1
    • Bel Cabreira

      Boa noite, Clayton e duas vezes obrigada !!! rsrs
      Estou curtindo muito fazer parte deste time que só trás ótimos resultados !!!
      Abraços!
      Bel

      -1
  4. É sempre bom relembrar conceitos, principalmente com um temática tão ampla. Parabéns!

    -1
    • Bel Cabreira

      Obrigada, Janaina !!!
      Espero continuar acertando nos tópicos!!!
      Tenha uma ótima semana !!!
      Bel

      -1
  5. Seja super bem-vinda Isabel!

    Ótimo ponto para inciar as suas postagens aqui!

    Abraço!

    -1
    • Bel Cabreira

      Obrigada, Priscila !!!
      Fico feliz que tenha gostado !!!
      Tenha uma ótima semana !!!
      Bel

      -1
  6. Um tema super importante que merecia uma coluna no Implantando Marketing. A conceituação foi providencial para que diante de um tema tão amplo como é o marketing os leitores saibam diferenciar e saber a aplicação dos conceitos em seus negócios e empreendimentos.

    Desejo muito sucesso a Bel na instigante missão de nos colocar a par dos conceitos e aplicações do mkt estatégico.

    Um abraço,

    -1
    • Bel Cabreira

      Boa noite Ricardo ! Obrigada pelo apoio !!!
      Espero continuar acertando nesta “instigante missão”, como você disse, mas lembrando que todos comentários e sugestões serão muito bem-vindos !!!
      Tenha uma ótima semana !!!
      Bel

      -1
    • Bel Cabreira

      Obrigada professor Paulo!!!
      Vindo de mais um “expert” em Marketing, realmente me sinto lisonjeada!!!
      Fica aqui um convite, em nome da equipe IMKT, venha também fazer parte do nosso time!!!
      Tenha uma ótima semana !!!
      Bel

      -1
  7. ussumane djalo

    o marketing é um conceito que podemos dizer tem um impacto muito relevante na elaboração das estratégias das empresas na medida que através dele as empresas consigam atingir os seus objetivos preconizados no seu funcionamento e a sua evoluicao.

    -1
  8. Jacy M. Ribeiro Neto

    Boa tarde,

    Estou me formando em Administração e irei fazer minha defesa de TCC, voltada para Marketing estratégico, estou com um excelente orientador, mais busco mais conhecimentos para expandir meus horizontes, se possível me contactar, para trocar umas idéias, pois como estou iniciando será muito bom obter conhecimento de uma pessoa com grande embasamento na área.

    Grato e ótimo Final de Semana.

    • Bel Cabreira

      Olá, Jacy, boa noite !
      Desculpe não ter te respondido antes. No que puder te ajudar, estou a disposição.
      Pode me mandar e-mail para: isabel@bel.pro.br

      20
  9. Raphael Sanchez

    Muito boa a publicação. Parabéns.

    13
  10. Pingback: Já Pensou em Aumentar Suas Vendas? - Blog

  11. Simone Carvalho

    Estou iniciando a Pós em Marketing Estratégico na FGV e sua explicação foi bastante esclarecedora. Muito obrigada e parabéns! Abracos

  12. Marcio Marcondes

    Marketing & Estratégias
    Acompanhando a crise desde que iniciaram os sinais do inevitável, percebo que ela se encontra no ápice. O sentido da linha do gráfico da crise começa a mudar, de ascendente para descendente, já existem sinais claros de recuperação econômica, mesmo sendo ainda muito tímidos. A grande preocupação agora são os diversos problemas políticos atuais e os que ainda deverão ocorrer. Este é o maior risco para que este processo de recuperação seja atingido, porém acredito que existe um movimento social em todos os níveis, que vai fazer o possível para blindar o Mercado da crise política.
    É sabido que depois de uma crise, principalmente forte como esta que estamos vivendo, vem uma fase de prosperidade, acompanhada de uma evolução social. Em consequência de tantos escândalos degradantes socialmente, esta acontecendo um movimento cultural, em todas as classes sociais, que reflete um retorno ao orgulho nacional e melhoria moral da sociedade. Este movimento gera um grande interesse por informações, o que leva a sociedade estar atenta a diversos fatos e meios de divulgação.
    Dentro deste contexto, acredito firmemente que os próximos dezoito meses serão decisivos para todo este processo, só vejo espaço para que o cenário melhore e oportunidades serão criadas para as empresas que fizeram o dever de casa neste tempo de vacas magras.
    Este é o momento para as empresas que agiram rápido perante ao cenário de crise e souberam poupar os seus recursos, gerando caixa, apesar da crise. A melhoria e mudança exige investimento para desenvolver programas e métodos para vender mais e melhor, seja indústria, serviços ou comércio, aumentando assim o valor da empresa, se preparando para um novo movimento forte de fusões, aquisições e renovações, consequência das mudanças geradas pela crise.
    Sua empresa precisa estar preparada e tem pouco tempo para isto.
    É neste momento que o marketing volta a ser a principal matéria a ser explorada e investida dentro das empresas. Infelizmente ainda ouço muita gente falando que marketing é propaganda, porém propaganda é apenas um dos 12 “Pês” do marketing. Marketing é estratégia, marketing é visão, marketing é caminho…
    Você, empresário, empreendedor, que compartilha esta visão de mercado, que mesmo diante da crise tem se superado e deseja uma retomada forte no momento certo, estou a disposição para compartilhar ideias e ajudar estrategicamente o seu sucesso…

  13. Marcio Marcondes

    Parabéns Isabel Cabreira,

    É muito difícil definir Marketing, principalmente explicando como marketing é estratégia. Parabéns.