Marketing In-Game ou Indie Game: Uma modalidade divertida de marketing

Com o mercado acirrado e a introdução de novas tecnologias, o mercado de marketing busca uma forma inovadora para chamar a atenção de seus consumidores e com isso engajar a sua audiência de forma mais eficaz. A chamada gamefication ou gamificação em português traz exatamente essa finalidade de marketing para as empresas. 

Essa estratégia de marketing, alinha conceitos e mecânicas usadas em jogos digitais e até mesmo a criação de games específicos, que colocam o seu produto nas ações de comunicação.

Uma forma de engajar sua audiência pode ser medida através da criação de pequenos desafios, disputas por recompensas, competições entre amigo sincronizadas nas redes sociais, gincanas, jogos personalizados com a mascote da empresa.

Mas o leitor deve estar se perguntando: “Como faço esse tipo de marketing, sem gastar muito dinheiro?”

A resposta é simples: Faça um estudo do produto.

É a fase onde você escolhe e define seu produto, qual problema ele esta resolvendo e sua importância na vida de quem o utiliza. Tenha em mente seu plano de negócios, caso não tenha um, pare e monte antes de começar a fazer qualquer coisa. Pense ainda como será a monetização desse game, ou seja, vai usar uma plataforma com download grátis e monetizar com as IAPs (In-App-Purchases), podendo ser a venda de produtos especiais para dar ao jogador vantagens no game ou as Ad Networks que geram monetização por cliques e visualizações.

Nesse momento o que importa são os objetivos mercadológicos do seu game, que para isso, pode ser usado o SMART (Especifico, Mensurável, Atingível, Realista e Prazo (Tempo)).

O autoconhecimento e o conhecimento da concorrência é outro fator que deve ser levado em consideração, onde a analise SWOT desenvolve de maneira eficaz esse tipo de analise mostrando além de suas forças e fraquezas, suas oportunidades e ameaças frente ao mercado.

  • Faça um estudo da sua concorrência e similaridades

É definir quem ira jogar seu game. Pode-se criar personas e brincar até mesmo com o lado psicossocial delas. O importante nessa fase é identificar as seguintes características dos jogadores:

  • Quais sites eles visitam?
  • Fóruns e comunidades que participam?
  • Influenciadores e formadores de opinião que eles seguem?
  • Qual seu comportamento online?
  • Idade.
  • Perfil social
  • Gênero

Com as informações em mãos, podemos traçar a estratégia de relacionamento com as redes e locais usados por nosso público-alvo, a fim de conseguir uma relação corporativa com eles. Estudando o mercado e o público você saberá quais as plataformas que eles usam.

Faça um estudo das plataformas

Uma forma de descobrir qual a que mais se encaixa em seu perfil é abrir as plataformas. Descubra quais são os apps e games mais populares (trending). Quais imagens e textos melhor se enquadram na store? Em quais  categorias ele se encaixa? Após recolher todas as informações necessárias é chegada a hora de responder a seguinte pergunta: “Qual é o meu diferencial competitivo?”.

Esse assunto é vasto e com muitas possibilidades ainda a serem descobertas e usadas pelas empresas, de modo a engajar e “prender” a atenção de sua audiência. Seja qual for a sua necessidade, pense nas perguntas e como seu produto e serviço podem responde-las. Pense em como sua audiência necessita de seu produto e serviço, de modo que, ao pensarem no problema que desejam ser resolvidos, lembrem-se de sua empresa e do seu produto.

Nos vemos no próximo post!

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.