Marketing Jurídico e os seus desafios

Muitas pessoas se perguntam: De onde vem esta área do marketing tão pouco explorada pelos profissionais? A área jurídica cresce e as oportunidades para este mercado são amplas, a medida em que podemos acompanhar a área mais de perto.

Conversei com uma profissional da área, Mara França, gestora de marketing jurídico, que desenvolve um trabalho voltado para advogados e profissionais liberais, via ações para acréscimo de marca e imagem, com foco em qualidade de comunicação e relacionamento com o cliente, profissional gabaritada para embasar este post.

O Marketing Jurídico é uma vertente do marketing de serviços ou marketing de serviços profissionais. É bastante utilizado nos Estados Unidos e Reino Unido, mas aqui ainda é algo muito novo, o que pode explicar parte do não entendimento da necessidade pelos profissionais do direito.

O crescimento de um escritório jurídico precisa ocorrer com base em planejamento estratégico, metas, foco, missão, visão, e ai vai uma questão muito importante, marketing.

Alguns profissionais ainda não sentem essas necessidades, mas ousar crescer sem marketing jurídico, por exemplo, será algo impensável daqui a um tempo.

O objetivo do marketing jurídico é acrescer à marca dos advogados, dos escritórios, de uma forma personalizada observando o relacionamento com o cliente e com o mercado como diferencial.

Em relação a concorrência dentro da área jurídica, Mara nos diz que “profissões com forte nível de essencialidade e especialização como a dos advogados não teriam como ficar longe do alvo”, há a necessidade de uma profissionalização gerencial, os escritórios que possuem tal diferencial, se destacam no mercado.

Implantando Marketing – Mara, conta pra gente o dia a dia de um profissional do marketing jurídico?

Mara França – O profissional de marketing precisa estar atendo diariamente ao movimento que o mercado de atuação de seu cliente faz. Com base nisso, o profissional apoia, desenvolve, divulga, em alinhamento e com o aval dos advogados, ações institucionais, de network, de geração de conhecimento. Além disso, planeja e desenvolve a comunicação com o cliente e o mercado, a presença online e off-line dos profissionais, assessora junto à imprensa, orienta no marketing pessoal, realiza planejamento de marketing e auxilia no desenvolvimento do negócio através de estudos, pesquisas de mercado, apontamentos de ferramentas de gestão, etc.

Implantando Marketing – Quais seriam as atribuições necessárias para se tornar um bom profissional de marketing dentro da área jurídica?

Mara França – Possuir visão focada na rede que envolve um escritório de direito, em projetos, agindo sempre sistematicamente e com o desenvolvimento de relacionamentos. É essencial o completo alinhamento com os gestores do escritório e o com os clientes internos, para o desenvolvimento junto aos clientes externos.

Implantando Marketing  –  Como você chegou ao marketing jurídico?

Mara França – Tenho um histórico de carreira voltado à administração, gerenciamento de projetos, Relações Públicas e comunicação para profissionais liberais. Por ter uma forte identificação com o Direito, busquei a oportunidade de aliar a minha visão de profissional de marketing a esses profissionais cujos modelos de gestão estão em franco desenvolvimento. A identificação pessoal foi essencial.

Implantando Marketing – Quais são, na sua visão, os desafios do marketing jurídico ?

Mara França – O maior desafio é apresentar o marketing jurídico aos advogados, convencê-los de que o investimento em marketing é tão importante quanto os demais focos. Marketing Jurídico não é custo, é investimento. O desenvolvimento da criatividade, atendendo às normas e a compreensão dos objetivos das ações propostas, além da necessidade de visão empresarial por parte dos profissionais, também exigem a atenção dos profissionais de marketing.

entrevistada-post

Mara França – Profissional de Marketing, especialista em Gestão Empresarial e com MBA em Gerenciamento de Projetos. Experiência de mais de 10 anos em assessoramento a executivos, em Relações Públicas, planejamento, operacionalização e acompanhamento de projetos especiais, endomarketing e comunicação.

Gestora de Marketing Jurídico, desenvolve trabalho voltado para advogados e profissionais liberais, via ações para acréscimo de marca e imagem, com foco em qualidade de comunicação e relacionamento com o cliente.

Gestora dos perfis Lexx Marketing no LinkedIn, Facebook, Twitter e Instagram, e do Blog que leva o mesmo nome.

 

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.