Marketing Jurídico: Como melhorar o atendimento do seu escritório?

O marketing jurídico é uma área bem delicada para ser abordada, pois existem algumas práticas que são proibidas pelo Estatuto da Ordem dos Advogados do Brasil. Porém, nesta coluna abordaremos dicas de gestão para advogados, que, em sua maioria, são profissionais autônomos que trabalham em seus escritórios, normalmente, gerenciados por eles mesmos, onde, precisam dar conta das atividades corriqueiras, como protocolos, teses, elaboração de petições, dentre outras tarefas.

O meu objetivo neste post é abordar premissas básicas e dar algumas dicas para que possam aplicar em seu dia a dia e tornar seu negócio mais eficiente e eficaz no que tange ao atendimento ao cliente.

Se você já possui o hábito usar estas práticas, saiba que está um passo à frente no atendimento ao seu cliente.

1 – O cliente precisa ter feedback

Esse é um grande desafio, pois, quando o advogado trabalha em seu próprio escritório, normalmente o feedback é dado ao final do processo ou quando o ato precisa da parte, nesse momento, realiza-se o contato com o cliente.

Dica: Para criar um relacionamento com o cliente, adquira o hábito de rotineiramente ligar apenas para “dar uma satisfação”, falar sobre o andamento do processo, perguntar ao cliente se  precisa de alguma orientação, enfim, mostrar ao cliente que o processo não está “esquecido”. Um simples ato como esse demonstrará ao cliente que você tem o controle sobre o problema dele e que ele pode ficar tranquilo, que você está cuidando do processo.

2- Organize seus clientes numa lista de CRM

Enquanto grandes escritórios normalmente têm softwares de gestão de clientes, processos e prazos, pequenos escritórios trabalham com pastas de clientes, sem maiores dados organizados dos clientes.

Dica: Revise sua lista de clientes, agrupe as informações  em uma planilha de fácil visualização, para que de uma forma geral, você possa ter um único documento com a sua lista de clientes e facilitar a execução de outras dicas que daremos a seguir.

3- Congratule seus clientes

Parece algo tão simples, mas quem não gosta de receber um “parabéns” no dia do aniversário?

Assim como você, seus clientes também gostam de receber felicitações.  Quando essa vier através de e-mail, mensagem de texto ou até mesmo uma ligação vinda de você, isso novos horizontes com esse cliente.

Um cliente que é bem atendido, vai gerar muitas outras indicações para você, porém, o mal atendimento também gera uma propaganda ruim do seu trabalho.

Por isso, atenda bem seu cliente nos detalhes, que você estará um passo a frente no mercado que atua.

4 – Esteja SEMPRE disponível

O que dizer quando seu celular profissional toca naquele final de semana que você está descansando de uma semana cheia de prazos e que foi extremamente estressante?

Você atende ou retorna na segunda-feira subsequente?

A resposta é: atenda a ligação, no mínimo para dizer que não pode falar naquele momento. Você precisa estar presente em todo o momento para o seu cliente. Ele vai te ligar quando precisar de uma orientação relativa ao processo, para saber sobre uma cláusula no contrato, enfim, você será o ponto de intersecção entre o seu cliente, a dúvida e a solução.

Quando você se relaciona com seu cliente, isso fluirá normalmente.

5 – Se relacione

Toda e qualquer pessoa é um potencial cliente para você, seja pessoa física e jurídica.

Por isso se relacione, tenha sempre em mente que você é um agente de solução. Dessa forma, compreenda a situação-problema do cliente, o que está ao redor, escute atentamente e depois disso, ofereça ao cliente a solução.

Busque ampliar e gerenciar a sua rede de contatos. Com esses passos iniciais, seu atendimento será um sucesso!

Envie suas dúvidas ou casos concretos, estamos à disposição para ajudá-los no seu dia a dia.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 comment

  1. Priscila Stuani

    Dra. Talita!

    Adorei as dicas!
    Recentemente me perguntaram que ferramenta eu recomendava para envio de email mkt para os clientes, inclusive para parabenizar no dia dos aniversários. A minha resposta foi: Use o MailChimp!
    Uma ferramenta intuitiva, com visual lindo, clean e até 2 mil emails o serviço é gratuito.

    Esteja sempre disponível é outra dica matadora.

    Claro que temos vários clientes e precisamos trabalhar de acordo com as prioridades, mas o cliente fica mais tranquilo quando damos um prazo, é o famoso “te respondo em x horas”.

    Fiquei feliz em ver o seu post aqui no blog!
    A boa filha à casa torna, rs…

    Seja super bem-vinda!