Hoje quando comecei a escrever para o blog entrei meio em desespero. Absolutamente nenhum profissional de marketing que procurei tinha tempo para responder minhas perguntas. E foi aí que cheguei a conclusão, óbvia ou não, de que os profissionais de marketing estão escassos ou sobrecarregados.

A primeira opção poderia ser verdade, se não fossem as salas de aula das universidades lotadas nos cursos de graduação e de pós, que não me deixam mentir. A segunda opção é mais provável e mais real, tendo em vista que hoje se entrarmos no site de qualquer empresa de pelo menos médio porte haverá um link de contato com o departamento de marketing.

O curioso é que se você perguntar a algum profissional de outra área o que o marketing faz, a resposta será simples: festinhas e brindes. E acho que é justamente por isso que entramos na questão central de nossa discussão: os profissionais de marketing tem realmente feito marketing? Vivenciei isso em uma das empresas onde trabalhei no início da faculdade.

A visão de todos era que no marketing era divertido trabalhar porque fazer festinhas e distribuir brindes era o que fazíamos de melhor. Acho que o problema é justamente esse. Como podemos esperar que valorizem o trabalho de um profissional que ninguém nem sabe o que ele realmente faz? O trabalho de marketing é muitas vezes, senão todo o tempo, confundido com o faz tudo. Precisa quebrar o galho, chama a mocinha do marketing!!! Um cliente liga reclamando, precisamos de uma vela para o bolo de aniversário de alguém, uma lâmpada queimou… é só falar com o pessoal do marketing.

É impressionante como as pessoas têm a cultura de achar que a galera do marketing faz o trabalho mais legal, quer dizer, não faz nada. Enfim, se uma dessas pessoas tiver o mínimo de bom senso pra pesquisar, vai perceber que fazer marketing é uma tarefa que exige estudo e preparo. Ou seja, somos profissionais. Elaborar um planejamento, uma campanha, um evento… tudo isso requer profissionalismo. E tudo o que todos nós mais queremos é ter reconhecimento. Nada além do merecido.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Leave a Reply

1 comment

  1. Adriano Ferreira

    >Parabéns Meninas!!! O blog de vocês esta sensacional!

    gostaria de compartilhar meu blog com vcs, tb sou da área de mkt e Analista de Marekting da Una.

    http://adrianoprofissional.blogspot.com/

    Sucesso,Sempre!

    Abraço,