Marketing e TI precisam se aproximar cada vez mais

O mercado de consumo se move rapidamente e por toda parte há diversas oportunidades de crescimento. Porém, hoje não é aconselhável avançar desesperadamente o mercado mudou e não podemos perder tempo tentando atingir um público que não entende ou não conhece detalhadamente o potencial de um produto ou serviço. Portanto, é importante lembrarmos que os avanços da Tecnologia da Informação modificou e continua transformando a forma de viver, fazer compras e se relacionar de toda a sociedade e reestruturou a forma de ser e agir de diversos setores.

O marketing tem que se aproximar da Tecnologia da Informação e vice-versa cada vez mais. Estamos numa era onde os internautas buscam por novas tecnologias e seus avanços nesse âmbito. Quando as campanhas de marketing têm um alto grau de conteúdo digital é comum envolver ambos os departamentos para se assegurar de que todos têm o conhecimento essencial dos objetivos e metas a serem alcançadas pelo projeto. Com o aumento do número de usuários constantes, a internet nos permitiu o surgimento de diversos nichos de negócios totalmente virtuais, atualizados, com informação e eficazes. O virtual se desenvolve a passos muito rápidos e tanto o marketing quanto a TI não podem mais estar distantes.

A base de todas as transações entre cliente e empresa é o relacionamento, peça fundamental para um profissional de marketing realizar as suas ações que irão auxiliar as empresas de tecnologia na transformação de Lead em cliente potencial ,facilitando o processo de compra. Outro aspecto importante é a Comunicação, essencial instrumento para o desenvolvimento das organizações e que auxilia no destaque da empresa perante os concorrentes, tendo em vista que os círculos sociais estão bastante segmentados, possibilitando os analistas de mercado uma melhor identificação dos alvos que através das plataformas de tecnologia pode-se direcionar uma campanha dirigida.

Deixando para trás o tempo em que o trabalho era de cada departamento separadamente, estamos em um ambiente bastante diferente. Não é mais possível que cada setor desenvolva partes do projeto para que no final se integre. Hoje, as ações de marketing digital, por exemplo, são altamente interativas e necessitam de colaboração constante entre marketing e TI.

Para finalizar, pontuo que profissionais de Marketing são grandes aliados para as empresas. Além disso, a parceria com profissionais de TI alinhada a um planejamento consistente e bem sólido com o plano de negócio, leva há uma forte tendência para a grande competitividade da marca e o sucesso da organização.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Leave a Reply

1 comment

  1. Eliane Lages

    Boa visão sobre a integração do setor de marketing com as outras áreas, ainda mais, a área de TI que é bem estratégica para as empresas hoje em dia. Espero que cada dia essa parceria se torne grande dentro das empresas e possa gerar frutos positivos para ambas as áreas e para a organização também.

    Abraços, Eliane Lages.