Marketing Visual: Contando sua história

Hoje o assunto a ser abordado será o Marketing Visual, que significa criar imagens capazes de engajar os consumidores ao exibir os valores e benefícios de sua marca e dos seus produtos. Mas, como esse tipo de Marketing pode ajudar minha empresa? Quais os segredos para criar imagens poderosas?

Lembrando que 83% de toda nossa aprendizagem é feita através de coisas puramente visuais (artigos com imagens apresentam uma taxa de leitura 94% superior aos sem imagens). Ou seja, imagens são um meio afetivo de oferecer muita informação as pessoas em uma fração de segundo, sendo importantíssimo as marcas criarem estratégias de marketing visual.

Para se criar um marketing visual, deve se levar em conta quatro segredos essenciais:

1- Autenticidade: as imagens passam a sensação de algo real? Esse conceito representa coisas diferentes para diferentes marcas.

As imagens devem estar alinhadas com o que elas representam. Para serem autênticas precisam estar alinhadas ao público-alvo, a missão da marca, sua voz e recursos que diferenciam a marca dos concorrentes.

Pode exibir imagens criadas pelos consumidores, sendo que, esse conteúdo gerado pela audiência ajuda a estabelecer uma conexão humanizada com os clientes, que pode ser feito por você mesmo ou uma agência especializada.

Avalie a reação da sua audiência com as imagens que você posta.

Quais delas geram mais cliques?

Entenda o por que os consumidores as consideraram autenticas e quais elementos elas tem em comum?

2- Impacto Sensorial: as imagens despertam emoções e sensações nas pessoas? Elas devem ser capazes de oferecer significado além daquele visto na tela.

Todos os dias as pessoas recebem um enxurrada de informação visual. O que importa para sua empresa é que suas imagens possam chamar a atenção das pessoas e as façam sentir que podem tocar, ouvir, sentir e vivenciar aquela cena descrita.

Usar imagens em alta resolução com riqueza de detalhes, ajuda a mexer com as emoções das pessoas – colaborando para o impulsionamento e engajamento de sua marca. Se a sua imagem possui certos problemas de enquadramento, não tem problema: ajuda a garantir aquele toque de autenticidade que se deseja para criar uma história rica por trás da imagem.

3- Arquétipos: as imagens possuem um personagem que conta uma história?

São representações familiares que sua audiência irá reconhecer rapidamente. Exemplo: Explorador, Mágico, Amante, Herói, Criador.

Os arquétipos ajudam a contar a história da sua marca de forma rápida. Você pode criar um tipo da sua marca de acordo com o personagem. Mas, ao escolher os arquétipos, você deve considerar:

  • Público-alvo: quais os arquétipos eles representam? Quais gostariam de representar?
  • Conotações: você acha que a imagem do arquétipo do Herói representa honestidade, mas sua audiência pensa igual?
  • Estereótipos: evite usar estereótipos em desuso e negativos.

4- Relevância: as imagens são relevantes para seus consumidores? São relevantes aos interesses, crença e desejos da sua audiência?

Defina sua imagem que seja familiar para sua audiência. Exiba roupas e acessórios que eles podem possuir. Pequenos toques como personalização criam uma conexão entre seu marketing e sua audiência.

Pode criar ainda, imagens que apoiem as causas que sua audiência acredita, mostrando sua preocupação com a sociedade e com o estilo de vida ao redor dos seus consumidores. É um conceito complicado. Os gostos e preferencias de sua audiência podem mudar rapidamente, esteja sempre atento para permanecer relevante.

Não explore eventos importantes para sua audiência, pode ser ruim para seu marketing. Seja cuidadoso com eventos que afetem sua audiência. Esses momentos podem ser inadequados para promover sua marca.

Lembre-se dessas pequenas dicas que com certeza seu marketing visual será brilhante. Ate o próximo post.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.