Hoje, mais do que nunca, são exigidos dos profissionais de marketing: estratégia, inovação e dinamismo.
Existe uma certa tensão e desafio para os veteranos da área enquanto os recém-formados já estão inseridos no contexto criativo, aliado à inovação e interação.
O universo virtual interagindo com o físico é a bola da vez, e se destacarão os profissionais que entenderem a transformação e se adequarem à nova necessidade do mercado. Para aqueles que estão há mais tempo na profissão é necessário reciclar e eliminar a resistência para o novo.
O novo chegou e com ele vieram o marketing digital e a inteligência de mercado. Nunca se falou tanto em ROI, Narrowcasting e Omni Channel.
Agora as pessoas expressam instantaneamente sua opinião, amor ou indignação por uma marca, produto ou serviço. Para construir um relacionamento saudável, as empresas são obrigadas a saírem da zona de conforto e levarem valores, informações relevantes e benefícios.
Explorar a inovação com verba menor e retorno rápido é um grande desafio. A alta concorrência e a redução das margens de lucro levaram as empresas a encolherem o investimento no setor e cobrarem maior resultado.
Aos empreendedores e profissionais da área de marketing fica a pergunta:
Até quando existirá espaço para a velha metodologia de trabalho?