O dia 25 de janeiro é uma data que possui importância para quem vive na cidade de São Paulo. A primeira é o fato de ser o aniversário da cidade e a segunda é que o Mercado Municipal de São Paulo, o Mercadão, completa 80 anos.
Nascido como o grande centro de distribuição da cidade de São Paulo em 1933, o Mercadão, assim o foi até meados da década de 60, quando o crescimento desordenado da cidade fez com que o Mercadão não desse conta de abastecer os feirantes de todos os cantos da cidade e o Ceagesp fosse inaugurado “roubando” as características atacadistas pertencentes ao Mercadão até então.
A partir daí e principalmente depois da reforma realizada pela prefeitura em 2004 é que o Mercadão assumiu de vez sua vocação varejista e hoje é um dos templos do consumo e principais pontos turísticos da cidade de São Paulo. Lá, é possível encontrar uma variedade inigualável de frutas, legumes, temperos e pessoas diferentes, e a marca Mercadão nos leva a lembrar de seus clássicos, como o Pastel de Bacalhau e o Sanduíche de Mortadela característico.
Back To The Basics
Hoje no Back To The Basics, vamos conversar com o Profº Raimar Richers em sua célebre obra :
“Surfando as ondas do Mercado”.
No livro, profº Richers deixa claro que a construção de uma marca, principalmente no mercado varejista, passa construir experiências sensoriais aos seus clientes.
O Mercadão de hoje é um templo sensorial, onde a mistura de sabores, odores e relacionamentos faz dele um local único. É possível encontrar das pessoas mais simples à grandes estrelas mundiais no Mercadão (a última foi o tenista Roger Federer, que não aguentou comer o sanduíche de mortadela), o que faz com que a marca Mercadão seja responsável pelo preço médio de frutas e temperos seja em média 80% mais caro do que as mesmas frutas e temperos encontrados fora do Mercadão. Para se ter uma ideia, em alguns boxes do Mercadão, um endedor chega a receber R$ 2 mil de salário fixo mais as comissões sobre vendas. Detalhe: O número de visitantes e frequentadores do Mercadão só se faz crescer nos últimos anos.
O Mercadão prova que os clientes quando bem estimulados e uma marca bem construída faz com que o preço não seja mais importante do que a experiência de consumo.
Como professor, meu sonho seria fazer com que visitas ao Mercado Municipal de São Paulo fossem conteúdo obrigatório para disciplinas de varejo e relacionamento dos cursos de Marketing e Comunicação das Universidades, como forma de dar uma experiência prática das teorias vistas nos bancos universitários.
Pare e pense : São poucos os lugares que nasceram como um grande atacado, tiveram que realizar uma guinada ao varejo e alcançaram o sucesso e reconhecimento nacional que o Mercadão alcançou.
Huurraa meu !
Até a Próxima!
Priscila Stuani
Parabéns a nossa querida cidade de Sao Paulo e parabéns para vc tbm Clayton! Que sorte a sua fazer aniversario junto com 2 lugares fabulosos!!
O mercad{ao fala por si, além de ser um santuário do varejo, tendencias, sabores e cheiros, ali eh um ponto turístico tipicamente paulista!
Quem nao foi, super recomendo!!!
Clayton Alves Cunha
Pri,
Obrigado e Obrigado! kkk
[]’s
Clayton Cunha.
@AndreVarga
Muito bem lembrado, CLAYTON!
De fato a história do Mercadão de SP é um excelente exemplo de evolução de varejo.
Ótimo post!
Abraço e $uce$$o! :)
Clayton Alves Cunha
André,
Obrigado pelo Comentário!
[]’s
Clayton Cunha.
janaina
Muito bom o texto, o Mercadão é um grande exemplo, por toda a sua história e importância econômica.
Clayton Alves Cunha
Janaína,
Obrigado pelo comentário!
[]’s
Clayton Cunha
carlos
Ola Clayton , muito boa sua ,materia
Minha familia tem box no mercadao desde 1948
tenho algumas ideias formadas de porque este aumento
na tendencia de varejo
Carlos