Mercado Municipal de São Paulo (O Mercadão) – Exemplo de Evolução do Varejo

O dia 25 de janeiro é uma data que possui importância para quem vive na cidade de São Paulo. A primeira é o fato de ser o aniversário da cidade e a segunda é que  o Mercado Municipal de São Paulo, o Mercadão,  completa 80 anos.

Nascido como o grande centro de distribuição da cidade de São Paulo em 1933, o Mercadão, assim o foi até meados da década de 60, quando o crescimento desordenado da cidade fez com que o Mercadão não desse conta de abastecer os feirantes de todos os cantos da cidade e o Ceagesp fosse inaugurado “roubando” as características atacadistas pertencentes ao Mercadão até então.

A partir daí e principalmente depois da reforma realizada pela prefeitura em 2004 é que o Mercadão assumiu de vez sua vocação varejista e hoje é um dos templos do consumo e principais pontos turísticos da cidade de São Paulo. Lá, é possível encontrar uma variedade inigualável de frutas, legumes, temperos e pessoas diferentes, e a marca Mercadão nos leva a lembrar de seus clássicos,  como o Pastel de Bacalhau e o Sanduíche de Mortadela característico.

Back To The Basics

Hoje no Back To The Basics, vamos conversar com o Profº Raimar Richers em sua célebre obra :

“Surfando as ondas do Mercado”.

No livro, profº Richers deixa claro que a construção de uma marca, principalmente no mercado varejista, passa construir experiências sensoriais aos seus clientes.

O Mercadão de hoje é um templo sensorial, onde a mistura de sabores, odores e relacionamentos faz dele um local único. É possível encontrar das pessoas mais simples à grandes estrelas mundiais no Mercadão (a última foi o tenista Roger Federer, que não aguentou comer o sanduíche de mortadela), o que faz com que a marca Mercadão seja responsável pelo preço médio de frutas e temperos seja em média 80% mais caro do que as mesmas frutas e temperos encontrados fora do Mercadão. Para se ter uma ideia, em alguns boxes do Mercadão, um endedor chega a receber R$ 2 mil de salário fixo mais as comissões sobre vendas. Detalhe: O número de visitantes e frequentadores do Mercadão só se faz crescer nos últimos anos.

O Mercadão prova que os clientes quando bem estimulados e uma marca bem construída faz com que o preço não seja mais importante do que a experiência de consumo.

Como professor, meu sonho seria fazer com que visitas ao Mercado Municipal de São Paulo fossem conteúdo obrigatório para disciplinas de varejo e relacionamento dos cursos de Marketing e Comunicação das Universidades, como forma de dar uma experiência prática das teorias vistas nos bancos universitários.

Pare e pense : São poucos os lugares que nasceram como um grande atacado, tiveram que realizar uma guinada ao varejo e alcançaram o sucesso e reconhecimento nacional que o Mercadão alcançou.

Huurraa meu !

Até a Próxima!

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Leave a Reply

7 comments

  1. Parabéns a nossa querida cidade de Sao Paulo e parabéns para vc tbm Clayton! Que sorte a sua fazer aniversario junto com 2 lugares fabulosos!!

    O mercad{ao fala por si, além de ser um santuário do varejo, tendencias, sabores e cheiros, ali eh um ponto turístico tipicamente paulista!

    Quem nao foi, super recomendo!!!

    • Clayton Alves Cunha

      Pri,

      Obrigado e Obrigado! kkk

      []’s

      Clayton Cunha.

  2. Muito bem lembrado, CLAYTON!
    De fato a história do Mercadão de SP é um excelente exemplo de evolução de varejo.
    Ótimo post!
    Abraço e $uce$$o! :)

    • Clayton Alves Cunha

      André,

      Obrigado pelo Comentário!

      []’s

      Clayton Cunha.

  3. Muito bom o texto, o Mercadão é um grande exemplo, por toda a sua história e importância econômica.

    • Clayton Alves Cunha

      Janaína,

      Obrigado pelo comentário!

      []’s

      Clayton Cunha

  4. carlos

    Ola Clayton , muito boa sua ,materia
    Minha familia tem box no mercadao desde 1948
    tenho algumas ideias formadas de porque este aumento
    na tendencia de varejo
    Carlos