Mercadólogo Sim, marqueteiro nunca!

Como é minha primeira participação no Implantando Marketing e irei escrever sobre a importância da revisão e adequação dos conceitos acadêmicos do marketing para o desenvolvimento empresarial e pessoal, decidi esclarecer sobre o nome da nossa profissão.
Em países cujo marketing é muito bem desenvolvido e bem resolvido, o título profissional é “marketer”, aqui ainda não sabemos exatamente, eu defendo mercadólogo, mas…!
O título está parafraseando um artigo escrito e publicado por Ênio Carvalho, um ícone no marketing na Bahia, que escreveu sobre as definições dos termos. Ele afirma que mercadólogo é o profissional de marketing com a devida formação, graduação, pós-graduação e/ou mestrado e doutorado, somando a isso uma experiência prática na vida profissional.
Ser marqueteiro é não ter nada disso e ainda acreditar que entende de algum dos conceitos e ferramentas do marketing. Pode até entender de propaganda ou publicidade, e só.
Quando se conhece o marketing na sua essência, nos seus fundamentos básicos e na ludicidade que lhe é peculiar, percebemos o tamanho da sua importância e grandiosidade.
Ser mercadólogo é seguir os passos de uma vida de sensibilidade, aprendizado contínuo, honestidade plena; ser mercadólogo é mostrar as empresas que o foco deve ser o consumidor, pois é este quem paga por nossos produtos.
Erram as empresas quando contratam publicitários ou outros profissionais para serem seus “marketeiros” e com isso perdem dinheiro, mercado, clientes, perdem empresas para a concorrência. Por muito pouco se perde tanto. Um publicitário até pode fazer uma grande diferença, se cursou uma Pós-graduação e fez bem feita.
“Se um dia perguntarem o que é que eu faço na verdade, eu faço seu desejo parecer necessidade, se liga meu irmão se o teu futuro está seguro, para trabalhar com marketing vai ter que dar duro”.
Fazer marketing é ser criativo, antenado, imparcial, ético e aproveitar as oportunidades identificando necessidades empresariais e atendendo aos desejos dos consumidores, é alertar para as melhores práticas de formação e manutenção de imagem.
Kotler diz que os conceitos de marketing são aprendidos em dois anos, mas a as suas aplicações e o seu entendimento duram uma vida inteira.  A genialidade utiliza os conceitos e ferramentas do marketing para contribuir com a formatação das melhores práticas mercadológicas.
Eternizar a empresaem seus mercados é uma linha tênue entre o sucesso e a ousadia, a estratégia e a venda, a identificação de mercados e a fidelização de clientes, aprender e ensinar, criar, trabalhar e pesquisar. Ser mercadólogo é “entender para atender”,ter os olhos abertos e limpos para o espetáculo da vida, é poder ver tudo novotodos os dias.
E neste pique introdutório estaremos juntos escrevendo sobre conceitos e suas implicações nonosso dia a dia.
Recebam um forte ecarinhoso abraço.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Leave a Reply

9 comments

  1. Priscila Stuani

    >Seja bem-vindo Antonio!

    Começo muito bem a postar!

    Essa é uma "briga" que eu (mecadóloga) compro com todos que comparam marketing a publicidade e propaganda. Explico que o marketing é muito mais do que um comercial bonito ou um slogan marcante. O marketing é quem identifica a necessidade no mercado e passa as informações para que as área de PP possam fazer um bom trabalho.
    Concordo contigo e assino em baixo.

    Abraço!

  2. Anonymous

    >Seja bem-vindo Antônio!

    É sempre ótimo ter colegas professores compartilhando informações e vivências!
    Ótimo Post de estréia!

    Clayton Cunha

  3. Bom texto Antônio Freire,

    As nomenclaturas dos nomes na profissão realmente não são muito claras, ainda mais porque no mercado, profissionais formados seja lá em que esfera (Graduação, pós) em marketing acabam assumindo o nome de seus cargos ou de suas áreas, direção de arte, planner, gerente de marketing, social media, etc, etc.

    Mas confesso que fico muito irritado com o título de “marketeiro” hoje assumido pelos profissionais de marketing político.

    Abraços e parabéns!

    • Caro Douglas…. assumir uma posição sem a competência devida é se manter assim… marketeiro…..
      Grato por sua participação e comentário consciente e preciso…

  4. Seja bem vindo Antônio!
    Esta muito bom o seu post, fantástico o seu ponto de vista.
    Concordo contigo e assino em baixo, Mercadólogo sim, Marqueteiro NUNCA!

    • Que que você era gostado Mateus… a valorização profissional deve começar mesmo antes do trabalho, mas correta definição funcional…
      Grato por seus elogios e sua participação…

  5. Fabiano Boeira

    Boa noite Antonio.
    Estou cursando Marketing e vi que somos mais do que pensamos. Já tive algumas discussões acerca de como deve ser chamado o profissional de marketing e Marketeiro é bem pejorativo.
    Já trabalhei no comércio e descobri a profissão através de um cliente, te confesso que é muito mais interessante ser mercadólogo, um estudioso do mercado como o próprio nome diz. Belo post e vou compartilhar, com sua licença, com minha turma na faculdade.
    Unopar São Lourenço do Oeste SC

    • Prezado Fabiano, grato por sua participação, pode pesquisar em mais temas dos outros colunistas e no maisbahia.com.br em minha página. Kotler disse que os conceitos de marketing são aprendidos em 2 anos, mas leva-se uma vida inteira aplicando-os….
      Pode compartilhar a vontade o link e os outros post´s com todos, conhecimento só é válido se pode ser compartilhado.
      Parabéns pela escolha em estudar marketing, MARKETING É UMA LEITURA DE MUNDO

  6. Olá Antonio, concordo com seu post, gostaria apenas de enfatizar que o problema maior ocorreu devido aos políticos, o termo marqueteiro tornou-se “chulo”, por estar diretamente ligado na mente das pessoas como aquele que engana o povo, mas, nada mais justo do que o termo mercadólogo para o profissional que estuda o mercado como um todo (macro e micro) com o objetivo de conquistar e fidelizar clientes!

    Tenho um blog com uma pegada de ensinar marketing para quem está estudando, de maneira bem didática, ficaria grato com a avaliação de vocês!

    marketingmastigado.blogspot.com

    Valeu!