A resposta é. Depende.
O marketing de moda de varejo é mutante, ainda mais em tempos de crise. Com foco em vendas, a comunicação com o prospect é essencial para que ele pare em frente a sua vitrine e decida entrar para conhecer e/ou comprar um produto.
Pensando assim, nunca se viu tanto adesivo colocado em vitrines de lojas, além de um aparato visual, como balões, móbiles flutuantes, tvs de led, manequins diferenciados, espelhos e cenários temáticos inusitados. Tudo muito bem pensado de acordo com o posicionamento de cada marca / loja.
Mas como realizar um merchandising na sua loja?
Simples:
- Entenda o funcionamento do local onde sua loja está instalada (shopping ou rua). Fluxo de pessoas, direção do fluxo de pessoas, se estão de carro ou transitando a pé, se estão com pressa ou não.
- Pesquise a concorrência: se todos usam vermelho, mude. Inove, o cliente precisa entender que sua loja é diferente das demais.
- Conte uma estória na sua vitrine: se estamos no carnaval, deixe com cara de folia; se estamos no dia das mães, abuse dos corações…
- Coloque preços de tamanhos distintos: um preço promocional não pode ter o mesmo tamanho que um preço comum, afinal, estamos divulgando o produto que desejamos vender.
- Crie uma frase de impacto e abuse dos hastags. É preciso compartilhar visualmente o que foi feito na loja.
- Invista em looks prontos dentro da loja: uma malha + bermuda, um vestido + um biquíni, produções que provoquem uma situação de consumo rápido.
- Peças alinhadas por cores: as mesmas chamam a atenção dos clientes. Invista em color block, cores opostas que dão certo quando combinadas.
- Movimento: uma loja movimentada atrai cliente. Deixe peças desarrumadas em cima do balcão, não deixe que os vendedores fiquem em grupos.
- Prepare seu time de vendas para adicionar peças, aumentando assim seu IV (itens por venda) e no final, seu salário.
- E para fechar, dê feedback ao Marketing ou você, pequeno empreendedor, sinta o resultado do merchandising feito em sua loja.
Toda comunicação deve ser alocada em uma conta de marketing chamada merchandising e deve ser mensurada no final de uma campanha. Avalie, entenda e perceba que a criatividade é tão importante quanto o valor investido, que deve ser de 1 a 3% do valor faturado.