Na época da graduação já ouvi diversas opiniões a respeito. Alguns autores acreditam que o Departamento de Marketing deve criá-los; outros definem que os diretores da empresa devem fazê-lo e por ai vai. Enfim, eu, particularmente acho que o Marketing tem que estar envolvido no processo, até para questões de elaboração escrita. Mas afinal, quem sabe mais o que a empresa busca no mercado, ou o que ela quer senão os proprietários dela? Indiferentemente de quem vai escrever, são conceitos muito importantes que, além de nortear a empresa até um foco (que deve sempre existir, em qualquer ramo de atividade), vai mostrar para o mercado para quê ela veio, e isso é muito importante.
Analisando didaticamente, MISSÃO é a finalidade da existência de uma organização. É uma frase que vai definir a empresa, no que ela acredita ser sua função. Normalmente está ligada aos seus objetivos institucionais; como ela quer ser vista pelo mercado e pelo cliente. Não necessariamente ela será vista dessa forma, até porque a leitura pelo cliente dependerá de um conjunto de fatores. Mas a maioria delas adota um discurso mais emocional associado as suas metas empresariais. A Boticário por exemplo tem a seguinte missão: “Criar produtos e serviços que enalteçam a beleza e promovam o bem-estar das pessoas, traduzindo essa intenção em valores percebidos pelos clientes, para conquistar a sua fidelidade e assegurar o crescimento e a rentabilidade do negócio.”
E por fim, os VALORES representam os princípios éticos que norteiam a organização. São as características nas quais a empresa acredita serem imprescindíveis para sua existência. São valores nos quais ela acredita. A MRV Engenharia, por exemplo, adotou os seguintes valores: “Foco na redução de custos, Comprometimento, Ética, Empreendedorismo, Inovação e Eficiência.”
O importante é entender que esses três conceitos vão dizer muito sobre uma empresa. Pelo menos num primeiro momento. O ideal é que seja construídos realmente levando em conta o que a empresa acredita, o que ela faz e onde pretende chegar no mercado. Mas é claro que há casos e casos. Conceitos “floridos” apenas para ficar bonito no site é o que mais tem por ai. Mas eu ainda acredito que sendo realista e verdadeiro com seus conceitos e sua forma de agir no mercado conquista muito mais clientes do que qualquer frase bem estruturada mas sem sentido na rotina da organização.
Juliana Nogueira
>Tema muito bem escolhido, Érika. Misão, visão e valores são os alicerces das empresas e é importantíssimo definí-los e fazer com que as ações estejam alinhadas com esses pilares.
Anonymous
>ótimo texto Érika! bem escrito e muito didático, Parabéns!
Anonymous
>O importante também é não deixar o que foi definido na missão, visão e valores da empresa ficar apenas no papel, mas que eles aconteçam realmente no cotidiano das organizações! Ótimo texto, Érika!
Vanessa Alkmim