Mobile Apps: simplicidade, dinheiro e uma explosão de downloads

A App Store foi lançada em 2008 e é referência em vendas de aplicativos. Lá, o usuário tem mais de 600 mil opções de aplicativos para baixar em seus dispositivos, segundo a Mashable  e cinco anos depois do lançamento, já atingiu a marca de 25 bilhões de downloads, assim como o Google Play,  loja de apps do Google.

 As concorrentes, seguiram a linha das “lojas”, tal como a Windows Phone App  (que conta com cerca de 100 mil aplicativos), o AppWorld  da Blackbarry  e até mesmo fabricantes, como Samsung, tem sua própria loja de aplicativos.

Essas lojas fazem novos milionários a cada dia, vide os exemplos do Instagram, (que foi comprado por um bilhão pelo Facebook e recentemente ganhou uma versão para a web) e Angry Birds, que rendeu a Rovio  somente em 2011, mais de 62 milhões de dólares.

Quando o iPhone foi lançado, muitos desenvolvedores se aventuraram para esse mercado, já de olho no nas cifras que a telefonia móvel traria. Devido a necessidade, a área foi ganhando uma atenção especial, com diversos cursos e especializações e empresas foram se destacando no desenvolvimento para essa nova plataforma, tal como a própria Rovio, a Gameloft, e até brasileiras, como a Aorta (que foi comprada pelo Grupo .Mobi), Fingertips, entre outras.

A explosão dos tablets e smartphones trouxe mudanças profundas no mercado de software.  Até programas renomados no desktop entenderam a necessidade e produzem versões mobile.

Esse mercado está tão consolidado, que segundo uma pesquisa da Gartner, em 2011 o número de downloads de aplicativos cresceu 230%, e para esse ano, prevê aumento de mais 82%. E que até 2016, cerca de 309 bilhões de aplicativos terão sido “baixados”.

Simples, prático e objetivo (e com um design marcante) são os mantras dessa época. Para cada situação que você imagina precisar de um “acompanhamento no bolso”, existem diversos app`s para te ajudar.

Seja ele para tirar fotos, seja para dar check’in, para conversar com seus amigos, fazer vídeo-chamadas, acompanhar a queima de calorias durante um exercício físico, editar documentos, ler notícias, acessar sua conta no banco, fazer compras, e tudo mais que você precisar.

Então, equipe seu smartphone com essas maravilhas que facilitam nossa vida, ou quem sabe, seja o próximo milionário do mundo mobile!

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Leave a Reply

5 comments

  1. Arthur!

    Quanta informação bacana!

    Até eu ter meu smartphone, nem sonhava o que fosse App, hoje fico ligada em alguns (instagran, gestão financeira, agenda e alguns outros) e dá uma baita ajuda para manter organizado as coisas…

    Uma coisa nesse meio que me deixa um tanto “preocupada”: a evolução dos serviços! É incrível como algo que pode ser super legal acaba caindo no esquecimento em pouco tempo.
    E outros, que independente da nacionalidade da pessoa, muitas vezes a primeira coisa que ela te pergunta é: “vc tem instagran?” ou ” Tem whatsapp?”…. Haja criatividade para se manter em destaque nessa área viu! ?:D

    Abraços,

    Priscila Stuani

    • Arthur de Castro

      Pois é Priscila, pensar que até 5, 6 anos atrás, não existia nada disso.

      Eu li um artigo muito bacana uma vez, falando justamente da curva entre o sucesso e o esquecimento, e num mundo tão virtual, são poucos os que conseguem manter o equilibrio.

      As vezes me pego pensando que a gente não é mais uma pessoa, e sim, uma “@” hahahaha

      Obrigado pelo comentário!

      beijos

  2. Geise Souza

    Realmente o mobile trouxe uma praticidade gigantesca para vida moderna. Se com a internet já havia facilitado muitas coisas agora com os smartphones é impossível você ficar de fora do mundo.

    • Arthur de Castro

      Exato Geise!
      Estamos ficando dependentes cada dia mais desses gadgets.

      Obrigado pelo comentário ˆˆ

  3. Legal, ARTHUR.
    Sem a menor sombra de dúvida a internet (fixa ou móvel) está dando lugar aos Aplicativos. E o acesso móvel que hoje é uma “variação” da regra (do acesso fixo), vai passar a ser a nova regra. Ou seja, o acesso não-móvel vai passar a ser a exceção.
    Quem não está planejando Apps para seu negócio, vai perceber qdo já pode ser tarde.
    Abraços! :)