A cada dia que passa, surgem novos infográficos mostrando como o Mobile está presente na nossa vida. Visto isso, é mais que normal perceber as tendências desse mercado, e claro, enxergar as oportunidades.
Alias, falando em oportunidade, esse próprio mercado já é uma oportunidade (e por mais que já seja uma realidade) quem investe e entende ele, tende a conquistar uma vantagem competitiva.
Gosto sempre de fazer uma reflexão, do quão dependentes já somos desses gadgets, e convido vocês a fazerem o mesmo. Quantas vezes você olha para o seu gadget por dia ?
Já é uma coisa tão normal, que nem percebemos a nossa “dependência” do mesmo. Seguindo a linha das reflexões, quanto tempo você fica online?
Outra coisa que já virou rotina, e nem se quer lembramos que à poucos anos atrás, (Lê-se, 2007) smartphones com uma boa navegação não existiam. Existem ainda outras diversas coisas que podemos listar, que assim como as citadas acima, já estão enraizadas no nosso cotidiano, que não notamos.
E é justamente, analisando todo esse cenário, que vemos diversas tendências surgindo:Aplicativos patrocinados (Ex Love Blocker – Guaraná Antártica), aplicativos baseados em quadros de programas da TV (Medida Certa), Rádios Digitais, Sites com Design Responsivo, 2nd Screen, Storytelling, Mobile Advertising. Mas algumas pessoas ficam centradas achando que o Mobile consiste apenas em SMS e Aplicativos. Um Infográfico do Extra, mostrou que temos cerca de 16% mais celulares, do que pessoas, no Brasil. Desses, 40% possuem pacote de dados. De 2008 a 2011, a Internet Móvel acumulou 24 milhões de novos usuários, enquanto a Internet Fixa, 5,2 milhões. E esses números continuam em constante crescimento. As oportunidades são imensas!
Com todos esses dados, se você acha que Mobile é modinha, é hora de rever seus conceitos, não é mesmo? Então, Mobilize-se já!
@AndreVarga
Excelentes pontos, ARTHUR.
Segundo o especialista em mobilidade, Tomi Ahonen, da mesma forma que a Tv é muito diferente do Rádio, o acesso Móvel é muito diferente do acesso (fixo) da Internet. Mobilidade e Internet não são a mesma coisa. O conteúdo e as aplicações de Mobilidade tem necessiadades diferentes.
Entre as principais características estão a Conveniência, a Circunstância e a Urgência. Mas da mesma forma que a Tv não acabou com o Rádio, a Mobilidade complementa a Internet.
Alinhado com o que você explicou, o celular já é considerado a 7a Mídia (além da impressa, gravada, cinema, rádio, Tv e internet), com os seguintes benefícios únicos:
. Primeira mídia de massa pessoal;
. Permanentemente contectada;
. Sempre à mão;
. Permite pagamentos no próprio dispositivo (não dá para comprar usando a Tv, o jornal, o rádio, etc);
. Disponível para impulsos criativos (tira fotos, grava vídeos, os mais modernos permitem até anotações manuscritas!);
. Informações mais precisa sobre o público;
. Captura o contexto do consumo (hora, local, etc);
. Possibilita realidade aumentada.
“Tô” contigo: Mobilize-se já! :)
Arthur de Castro
Exatamente @AndreVarga, Mobile é o futuro, e o agora! E as empresas que enxergam esse cenário, com certeza estão um passo a frente das outras.
Mobilize-se já!
Isabel Gareta
Estoy con ustedes y por supuesto creo que el móvil es una realidad aquí y ahora, ha pasado de ser un mero dispositivo de contacto a ofrecernos una gran cantidad de ocio diaria, ya que muchos pasamos el día frente a esa pequeña pantalla. Las empresas que sepan aprovechar esta oportunidad tienen mucho ganado ;)
Movilízate ya!