Motivando promotores de merchandising: campanhas de incentivo

campanhas de incentivo.

Olá! Tudo bem pessoal? Incentivar promotores de merchandising é essencial para a conquista de pontos extras, recebimento e abastecimento de produtos em seu ponto natual (gôndola).

Em um mercado onde a rotatividade (turn over) é cada dia mais frequente, de nada adianta treinar, monitorar, cobrar e estimular se não tiver um incentivo a mais para a equipe, que é a primeira a levar porrada no PDV. Afinal, é nossa linha de frente e precisa ser melhor gerenciada.

Campanhas de incentivo são estimulantes, mas precisam ser também atingíveis. O recomendado é que 30% da equipe atinja os gatilhos necessários para serem premiados e que o engajamento (participação) dos promotores seja de pelo menos 65%.

Para que estes números sejam alcançáveis, é de extrema importância premiar o supervisor de merchandising, pois é ele quem reforça diariamente com sua equipe sobre a importância de atingir as metas e fechar a campanha com sucesso.

E lembre-se: com muita ou pouca grana, o que importa é ser criativo na hora de premiar: de um simples ticket de cinema + pipoca a um completo catálogo de prêmios, o importante é motivar a equipe a chegar ao resultado que a Organização define.

Pontos a serem vistos ao formatar uma campanha de incentivo para promotores de merchandising:

  1. Qual é o foco? Qual será o produto (s) participante (s) da campanha? Em qual área ocorrerá a campanha (âmbito nacional, regional ou específico)?
  2. Número de promotores participantes;
  3. Número de líderes de merchandising participantes;
  4. Verba para realizar a campanha;
  5. Definição do teto máximo para pagamento;
  6. Definição de cenários de pagamento (quanto pagar para os promotores ganhadores – assim vocês sabe o quanto investirá em cada retorno 10%,20%, 30%… );
  7. Pesquisa de prêmios a partir da verba estabelecida para a campanha;
  8. Período da campanha (mensal, bimestral ou trimestral – quando for trimestral, coloque prêmios de baixo valor, mas de alto impacto, para motivar e premiar os colaboradores  nas reuniões mensais);
  9. Previsão de cenários de sell in / ROI. A campanha se paga? Ou será payback?
  10. Monitoramento pré, durante e pós campanha (quanto vendia antes da campanha, durante e um mês após a mesma);
  11. Alinhar com a equipe comercial para abastecerem o PDV (produto em ruptura ou não cadastrado prejudica a campanha e a participação dos promotores);
  12. E comunicar, pelo menos 1 vez por semana, com envio de sms, facebook, grupo whatsapp, manual de promotor físico e online, entre outras ferramentas, com a equipe de promotores e líderes de merchandising.
  13. Apresentar um ranking semanal ou um extrato da campanha em vigência para todos é sinal de transparência e um plus na motivação dos promotores de merchandising.

Motivem suas equipes e vejam como os resultados são crescentes e visíveis!

Grande abraço!

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

2 comments

  1. Rafael Machado

    Prezado

    Heron Xavier

    Gostaria de receber seus artigos, pois esta sendo muito util no meu dia a dia. pois tenho uma equipe de 20 promotores onde foi implementando campanhas mensais de incentivos. que fizerão com que o tunover reduzi-se bastante.

    -2
  2. MARCELO FERREIRA

    HERON , TENHO UMA EQUIPE DE 5 PROMOTORES 1 MULHER E 4 HOMENS E TENHO FEITO CAMPANHAS PARA MOTIVALOS
    A PREMIAÇÃO É EM DINHEIRO , O PROMOTOR QUE ATINGIR OS 100% DA META GANHA R$ 100,00
    MAIS TALVES EU NÁO ESTEJA SABENDO AVALIAR BEM E TODOS GANHAM.

    -4