Por que várias empresas ainda não investem nas mídias sociais? Precaução? Medo? Certamente você já leu alguma manchete dizendo que “a maioria das marcas ainda é irrelevante no twitter” ou “as redes sociais podem não ser tão rentáveis quanto muitos pensam”.
É possível que, no momento, essas manchetes e outras semelhantes sejam tecnicamente verdadeiras e em quase todos os casos a razão éa mesma: a maioria das empresas que estão tentando usar plataformas de mídia social não as usa corretamente. E isso, em geral, se dá por que elas ainda não perceberam que a intenção também é importante para o sucesso em qualquer mídia.
Nossa intenção afeta a força de nossas ações; sendo assim,se o diretor de uma empresa estiver apenas fazendo o que seus concorrentes fazem no Twitter ou Facebook não colherá os resultados. É como um nadador profissional que, ao invés de treinar, fica molhando os pés na beira da piscina durante um mês, medindo a temperatura da água e depois reclama que seu tempo de nado não está melhorando.
Desculpas é o que não faltam para uma empresa não investir em mídias sociais:
– Ah, não há retorno sobre investimento (ROI);
– As estatísticas não são confiáveis;
– As mídias sociais ainda é muito nova;
– Mídia social é apenas uma tendência passageira;
– Precisamos controlar a sua mensagem;
– Falta tempo para acompanhar o que todo mundo fala e não temos dinheiro. Não quero pagar alguém para fazer isso;
– Estamos indo bem sem isso;
– Nós já tentamos, mas não funciona;
– As questões legais são espinhosas;
– Demora muito para dar retorno;
– As mídias sociais funcionam apenas para apresentações,estilos de vida ou marcas tecnológicas;
Até a alta administração das empresas eliminarem essesobstáculos, encontrarão muitas dificuldades nas tentativas de guiar a empresade modo bem-sucedido em direção ao mundo online.
Priscila Stuani
>O seu texto é muito pertinente Marcos!
Depende de muitas variáveis, mas acho que o fator primordial é o público alvo.
Certa vez estive numa reunião em que o Diretor de uma empresa orientada a TI disse que o blog da empresa, twitter e demais canais de comunicação dão muito retorno… Como se diz:
"Você está atrasada, se eu consigo, porque você não consegue?". Engoli seco na certeza de que nossos públicos são diferentes, o meu é B2B e o dele a comunicação é para o público final, ou seja, não adianta eu somar grandezas diferentes, o resultado nunca vai bater.
Parabéns pelo post!
Anonymous
>Ótimo texto, Marcos!
Algumas empresas agem sem foco e sem planejamento e isso prejudica o resultado que se pode conseguir com o uso das mídias sociais. Na maioria das vezes é esse o grande problema.
Abraços,
Vanessa Alkmim
Anonymous
>As redes sociais são imprevisíveis. Talvez por isso muitos desconfiem delas ou não querem investir.
Acho que temos que pensar em redes sociais como algo que vai agregar valor a marca e a empresa. As formas de agregar valor é em atendimento e relacionamento com o cliente. O retorno vai ser em pesquisa, pois você saberá o que o cliente está pensando e transformará isso em ações e consequentemente, gerará algum tipo de lucro ou valor para a empresa. As redes sociais nunca poderão ter a finalidade de lucro.
Nas redes sociais, não copie, se baseie. Crie identidade, mostre a personalidade da empresa, crie conteúdos interessantes. Não há fórmula nas redes sociais para dar certo, mas a naturalidade, originalidade, verdade e conteúdo, é um bom caminho.
Marcos Moraes
>Exatamente.
Marcos Moraes
>Sim, e antes de uma empresa se "jogar" nas redes sociais, é necessário definir o principal: qual é o meu objetivo nela?
Marcos Moraes
>Mas não adianta nada ter um blog se não tiver um conteúdo interessante para os seus leitores e fãs. Se ele for bem cuidado e levado a sério, certamente o sucesso virá.
Priscila Stuani
>Concordo Marcos, é necessário termos cuidado e não nos deixar levar pela famosa onde "Se todo mundo tem, eu também tenho que ter". É importante fazermos as coisas comm visão e mantê-las.