Novo Marketing ? Não. São os novos tempos!

Nunca na história da humanidade presenciamos tantas mudanças em um curto espaço de tempo. O nível de obsolescência e fossilização aumenta velozmente. A competição pelo domínio de mercado nunca foi tão agressiva, produtos viraram commodities, similares. Antecipar e identificar tendências de mercado tornou-se primordial para as empresas que buscam a sobrevivência.

O departamento de marketing, não se resume mais ao Marketing propriamente dito, é responsabilidade de todos dentro da organização. Isso exige um esforço nada fácil, de comprometimento, conscientização e de desmistificação.

A busca pela diferenciação de um produto tem que passar pela prestação de serviços. Você sabe como seus produtos chegam até seus clientes? Como desenvolver uma prestação de serviço eficaz? E a sua marca, como ela é percebida pelo mercado?

Por isso é fundamental pensarmos o cliente como uma unidade individual, aquele velho target demográfico já não diz absolutamente nada, precisamos identificar os seus desejos (necessidades são fisiológicas, ok?), suas aspirações, o que ele sente, pensa, escuta, vê, faz, o quê e quem o influência, e claro, suas dores. Achou que era fácil criar o seu Buyer Persona?

mulheres-conversa

Todo esse estudo servirá para desenvolver um relacionamento personalizado e individualizado com os seus clientes. Transformar esses compradores em ativos de uma marca é conquistar vendedores fiéis, dedicados e espontâneos. Não existe nada mais fidedigno que consumidores falando e promovendo o seu produto/serviço. Treine-os (sem que percebam), dê instrumentos para a realização desse momento mágico, encante, surpreenda-os, ofereça uma experiência.

A economia mundial passa por uma transformação, bem vindo a era do consumo consciente. Venda preço ou venda valor, não haverá espaço para empresas que ofertam o mais do mesmo, posicionar a sua marca será questão de sobrevivência no mercado. É um novo formato de cultura empresarial, de maior competitividade, margens mais estreitas, ciclo cada vez mais curto do produto e clientes exigentes.

Aquela estratégia de conquistar clientes a qualquer custo, já virou tática. É preciso compreender que ao invés de querer muitos clientes para seus produtos, é necessário vender mais produtos para a sua base de clientes. Faça uso do cross-selling e up-selling. Esses já estão com a empresa, seu custo é infinitivamente menor. Não se apegue ao market share, e sim, ao pocket share.

Trabalhar com o empowerment, ou seja, dar poder e autonomia para os seus colaboradores também é uma arma poderosa para que a empresa atinja os resultados. Todos devem estar cientes dos objetivos, comprometer-se e compreender os fornecedores e clientes externos.

Para o diretor de publicidade e marketing de relacionamento para o Brasil e América Latina da Fiat Automóveis, João Batista Ciaco, o futuro do marketing passa pela gestão de multiplicidade de vozes que falam da e pela empresa no âmbito público e pela capacidade das empresas entenderem como a sua marca e produtos podem fazer parte da vida das pessoas.

É necessário pensar e realizar a gestão de marketing além dos consumidores, clientes ou shoppers, mas o conjunto todo. Não focar apenas em atributos funcionais, mas sim emocionais, de autoexpressão e sociais. A frase: “Fãs de marcas fazem por si mesmos, não por você” (autor desconhecido) é a mais pura verdade.

Torne a sua organização mais dinâmica, leve, ágil, envolva os seus clientes nos projetos, dê voz ativa, faça todos participarem, diretamente ou indiretamente, do seu departamento de marketing. Essa transformação se faz necessária para a perenidade e sucesso das empresas.

Não é o novo Marketing são os novos tempos!

Grande Abraço!

 

O blog do projeto Implantando Marketing está concorrendo ao Prêmio Top Blog Brasil 2015. Se você curtiu este post, clique aqui e vote!

 

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Leave a Reply

2 comments

  1. Alexandre

    Muito bom texto.
    As marcas sempre fizeram parte da vida das pessoas, o que mudou é a forma para alcançar isso hoje. Propósito, causas, engajamento, construção de histórias junto com o consumidor eu acredito que sejam caminhos. Construção de relacionamentos e reputação passa a ser o objetivo maior.

  2. Bruno de Lacerda

    Olá Alexandre,

    Obrigado pelo feedback. Também concordo.

    Grande Abraços!