Como fazer um negócio digital de sucesso?

Vender um produto pela web nos dias de hoje é algo muito fácil de fazer. Para se ter ideia, todo negócio digital que deu certo, pelo menos uma vez, passou por algum ciclo de comportamento do produto.

Veja como funciona o ciclo de comportamento do produto para o meu negócio digital:

Primeiro, é preciso entender que o ciclo de comportamento do produto é um processo composto por 4 fases distintas. Entendendo todas as etapas desse ciclo sua empresa conseguirá obter melhores resultados digitais.  Então vamos lá:

1ª etapa – Problema

É o ponto de partida em que a persona identifica que tem um problema e vai atrás de uma solução.

2ª etapa – Pesquisa

É o momento em que a persona procura soluções em diversas fontes, por exemplo, o pesquisador pode ser alguém que está procurando soluções no Google, no Facebook, na opinião de amigos ou até mesmo em outros lugares.

3ª etapa – Comparação

Digamos que a persona encontre várias soluções na pesquisa. Nessa etapa, ela vai comparar a solução A com a solução B para avaliar qual atenderá melhor o seu problema.

4ª etapa – Compra

A compra é a etapa quando a persona decidi escolher uma das duas soluções.

5ª etapa – Satisfação e insatisfação

Depois dessas etapas, o resultado da compra pode ser positivo ou negativo. Sendo assim, a persona pode ficar satisfeita ou insatisfeita.

Dica: O importante desse processo é analisar o que acontece entre uma etapa e outra, separadamente.

Se uma persona encontrou sua empresa na etapa da pesquisa é sinal que sua empresa está sendo visível, ou seja, de alguma maneira sua empresa está se apresentando para alguma persona no momento em que ela está buscando por alguma solução. Esse momento que estamos nos referindo é o anúncio.  Então, sempre que houver uma transição da etapa do pesquisador para o comparador existirá um anúncio no meio, que se bem trabalhado, poderá trazer excelentes resultados.

O mesmo não acontece entre a etapa do comparador e do comprador. Entre essas duas etapas existe algo parecido com uma enorme parede no meio impedindo que o comparador se torne um comprador do produto. Essa parede é composta por vários tijolos. Imagine que cada um desses tijolos são as objeções que o comparador tem antes de comprar um produto. Cada objeção superada ajudará você a derrubar um tijolo dessa parede.

Mas, o que é preciso fazer para tornar seus anúncios mais atrativos e como sua empresa pode acabar de vez com todas as objeções feitas por potenciais clientes?

Quanto mais depoimentos seu produto obter mais personas serão impactadas na etapa da pesquisa. Esses depoimentos virão com o tempo, por meio de um vídeo, de uma mídia social ou até mesmo do seu próprio site. Assim, o pesquisador encontrará seu anúncio facilmente e a parede de objeções que falamos será muito menor quando o comparador decidir se tornar um comprador do seu produto.

Como obter os depoimentos?

Trabalhe arduamente na confiança da persona! Para ser confiável entregue mais do que você promete. Se você ainda não vendeu nada, procure interagir com o seu público oferecendo em anúncio uma recompensa, tal recompensa pode ser um eBook, uma videoaula ou outros materiais digitais. Desse modo, você poderá criar uma lista e enviar uma sequência de e-mails para quem deixou o contato em troca do material.

Conclusão

Um comprador satisfeito gosta de compartilhar suas experiências com o mundo, simplesmente porque ele alcançou o resultado desejado. A partir desse ponto, a satisfação do comprador atinge diretamente o pesquisador por meio dos depoimentos. Essa é mágica do negócio!  Tudo o que você consegue fazer de maneira circular e repetitiva tem um sucesso maior. Tenha cases de sucesso e invista no relacionamento! Assim, a sua taxa de conversão será maior do que a dos seus concorrentes.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.