Nem todo profissional de marketing pode ser um profissional do trade marketing

Olá! Tudo bem pessoa? Hoje quero falar um pouco para você que está recebendo um mundo de informações sobre a profissão de trade marketing. Já escrevi vários artigos falando sobre trade aqui no projeto e desde 2008 atuo no sistema “hands on”, ou seja, vivenciando diariamente sobre as tarefas que um trade realiza no departamento de marketing.

Conceituando de maneira objetiva e prática o que é trade marketing: elaborar e executar estratégias de marketing que auxiliem o departamento comercial a vender mais no cliente varejista e no PDV, para o shopper.

Mas como assim, cliente varejista? E shopper? Dá para explicar um pouco mais Heron? Sim, lendo alguns artigos meus sobre canais de distribuição, sell in sell out, merchandising e calendário promocional, você conseguirá entender um pouco da essência do trade, ou do trade na veia, como gosto de falar (links no final deste artigo).

Pergunta: Por que nem todo profissional de marketing pode ser um profissional de trade marketing, já que os dois são formados em marketing, comunicação social, administração, jornalismo, publicidade, designer, etc, etc?

Resposta: porque o trade marketing é um suporte essencial para o departamento comercial vender mais e nem todos os profissionais com as formações listadas acima se adaptam ao dia a dia de um trade.

Primeiro, quem é trade e fica dentro do escritório 100% da semana já não é trade, na minha opinião. Pode ser do gerente ao analista, do assistente ao diretor. Para conhecer o mercado é preciso visitar seu cliente, negociar ações de sell in, percorrer lojas para entender o fluxo de comportamento de compra, atendimento, propor melhorias no planograma de apresentação dos produtos e criar ações customizadas para o mesmo cliente que possui lojas em praças distintas (bairros, cidades, estados).

Segundo, porque o profissional de trade precisa entregar um resultado mensurável tanto ao cliente varejista quanto a indústria para qual trabalha. Toda ação necessita de ROI (retorno sobre o investimento) e por isto, planejar a execução de determinada ação é essencial para o resultado final, tanto em satisfação do cliente e novo sell in para o departamento comercial.

A equação é simples: o departamento comercial da indústria vende para o cliente varejista um determinado volume mais um incremento, que será transformado em ação de sell out pelo departamento de trade marketing. O shopper compra, o produto acaba e o cliente varejista realiza um novo pedido, gerando um novo sell in para a indústria.

Equação do trade Marketing:

Sell in + sell out = novo sell in

Saiba mais sobre trade marketing acessando os links abaixo:

Planejamento mais execução é igual a resultado! 

Dias de estoque: ações de trade marketing 

Calendário Promocional em Trade Marketing

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.