O Neoconsumidor

Neoconsumidor

 

Nós somos o Neoconsumidor. Somos aqueles que utilizam o smartphone para fazer comparação de preços, somos aqueles que comparam os produtos nas lojas físicas e na internet. Somos aqueles que tiram dúvidas pelo telefone e perguntamos aos nossos amigos das redes sociais. Esse é o neoconsumidor. Somos digital, multicanal e global.

A cada dia que passa, somos bombardeados de novas tecnologias que se propõe a facilitar o nosso dia, agilizar nossas atividades. Quer um exemplo? Quanto tempo você ficava no telefone para pedir um táxi? Agora você pode gastar segundos com os aplicativos de smartphones. Pedir pizza pelo telefone? Quando o atendente terminava de falar os sabores disponíveis, você já não se lembrava da primeira opção. No site, você consulta quantas vezes quiser.

Nossa relação com as marcas não fica mais restrita somente a um canal. Interagimos com todos. E quando a marca não tem um ou outro, nos sentimos frustrados.  O foco agora é em nós, neoconsumidores.

Quer ver em números?

O consumidor agora é multitelas: 67% têm notebook, 56% smartphone com plano de dados e 28% possuem um tablet. Porém, 75% nunca compraram via smartphone ou tablet; 68% possuem mais de um chip para o celular.

Os consumidores atuais têm acesso aos meios de pagamento: 82% tem conta bancária, 64% um cartão de crédito e 13% cartão fidelidade (os 2 principais são da TAM e O Boticário);

 87% compram na Internet: 23% dos web-shoppers já fazem suas compras do local de trabalho, embora a grande maioria prefira o conforto do lar para consumir na web.

 A maioria compra online há menos de 5 anos e uma parte importante há menos de 3 anos. Isso significa que o consumo online ainda é um processo recente e direcionado pela melhoria constante da experiência.

Fonte: Estudo Neoconsumidor Brasil 2014 da GS&MD

Você já comprou pela internet? Comente com a gente sobre suas experiências, aquelas marcantes (positiva ou negativa).

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2 comments

  1. Eliane Lages

    Parabéns pelo post, Juliana!

    O conceito apresentado de neoconsumidor é bem interessante assim como os dados sobre o assunto.

    Continue compartilhando suas ideias conosco.

    Abraços, Eliane.

    • juliana

      Oi Eliane

      Obrigada! O consumidor é onipresente e atualmente estamos assistindo à transformação e mudança nas estratégias das empresas, principalmente a de varejo, no que diz respeito à interação nos pontos de contato do consumidor. O foco do consumidor atualmente é na experiência de compra, e quanto mais “omnichannel” for a marca, maior a chance de desenvolvimento de “lovers” pela marca.