Você já pensou na importância do networking nas relações comerciais? Quais são os efeitos positivos dessa relação? Quais os cuidados devemos tomar?
Veja como ter sucesso nas relações corporativas:
1. É preciso cuidar dos relacionamentos
Pode parecer banal, mas o contato entre as pessoas do seu meio profissional deve ser uma constante. É importante ter uma relação mútua, no qual um pode auxiliar o outro. Não espere os momentos de dificuldades para estabelecer contatos, esse momento pode ser tarde, você já pode ter caído no esquecimento.
2. Networking não é ser interesseiro
Quem pensa que estabelecer relações pode parecer “puxar saco” está enganado. É necessário ter senso e aprender ter uma boa relação com os seus parceiros. As questões do networking vão muito além do trabalho. Quando você realmente precisar do outro, a relação ficará mais fluída e a ideia de interesseiro cairá por terra.
3. A troca de cartões muitas vezes é secundário
Ter um bolo de cartões não é o suficiente. Algumas pessoas se consideram importantes por terem cartões de visita de presidentes de grandes empresas, CIO, e demais cargos estratégicos, mas se você não interage com eles, você será só mais um.
No tocante às redes sociais, como o LinkedIn, se você tem interesse em manter ou estabelecer uma relação comercial, não adicione apenas o contato ou entre em grupos de discussão por entrar, busque interagir e trocar experiências.
4. Abordagem em eventos
Seja inteligente na abordagem. Avalie o ambiente e o tipo de evento em que está inserido. Não faça abordagens agressivas, evite falar sobre você num primeiro momento e procure saber sobre a outra pessoa, descobrindo o que ela faz. Lembre-se que as pessoas gostam de falar e poucos sabem ouvir, então faça esse exercício! Começar um assunto falando sobre o que acontece no evento é uma ótima dica.
5. Nem todo networking é bom
Muitas vezes desperdiçamos tempo e energia com conversas e pessoas que talvez não agreguem tanto para rede de contatos. Isso não significa que você deva focar apenas nas pessoas da sua área. Expandir relacionamentos é imprescindível. Você não precisa saber de tudo, mas é preciso conhecer pessoas que saibam realizar diferentes tarefas. Assim a premissa básica do networking. Mais importante que analisar o seu comportamento, é praticar essas sugestões. Pense nisso!
Informamos que o conteúdo é de responsabilidade do autor
Comente!
Sua participação é muito importante para nós do projeto Implantando Marketing. E aproveite para votar no prêmio TOP BLOG.
Ricardo Araki
As pessoas acham que networking é apenas apertar a mão de alguém. De nada adianta conhecer a pessoa em uma visita comercial, ou em um evento, por exemplo, e depois não interagir de forma alguma com essas pessoas.
Aqui, o que vale é o pós-expediente!
Priscila Stuani
Concordo Ricardo.
O relacionamento vai muito mais além que uma superficial troca de cartões.
As dicas são boas e válidas para colocá-las em prática!
Alessandra Alkmim
Concordo com o Araki. O networking é o cartão de visitas. O contato pós-expediente é o relacionamento que se cria. Depois é só comemorar futuras parcerias e bons negócios! Excelentes dicas!
Ana Paula Batista
Também concordo com o Ricardo. A inteiração é fundamental para construção da relação, muitas vezes nos sentimos intimidados em alimentar a relação que foi iniciada com um aperto de mão ou troca de cartões.
Precisamos avançar, a maioria das pessoas são acessíveis e estão dispostas a trocar.
Heron Xavier
É isto aí pessoal!
Concordo com todos os comentários! Colocar em prática o networking de forma educada e inteligente é importante para uma parceria de sucesso.
Sds,
izabela reis
Boas dicas! O projeto implantando marketing com certeza facilita este networking. Seja pelo blog, núcleo Facebook ou twitter. Estar aberto a conhecer as pessoas, ouvir e trocar experiências ja e um bom começo!
@AndreVarga
Um bom livro sobre networking e negociações, que recomendo é o ‘Nunca Faça a Primeira Oferta’, do Donald Dell.
Dell cita 10 regrinhas simples de networking, que ele chama de “Redes de Poder”:
1. Faça amigos
2. Fique amigo dos amigos
3. Procure mentores
4. Dê conselhos cuidadosamente
5. Não conte o número de favores
6. Trabalhe sua rede de contatos (“longe dos olhos, longe do coração”)
7. Faça o dever de casa (prepare-se antes)
8. Não demonstre medo
9. Faça um bom trabalho (sua reputação o precede)
10. Faça boas obras (beneficentes).
Abraços. :)