Networking nas relações comerciais

Você já pensou na importância do networking nas relações comerciais? Quais são os efeitos positivos dessa relação? Quais os cuidados devemos tomar?

Veja como ter sucesso nas relações corporativas:

1. É preciso cuidar dos relacionamentos
Pode parecer banal, mas o contato entre as pessoas do seu meio profissional deve ser uma constante. É importante ter uma relação mútua, no qual um pode auxiliar o outro. Não espere os momentos de dificuldades para estabelecer contatos, esse momento pode ser tarde, você já pode ter caído no esquecimento.

2. Networking não é ser interesseiro
Quem pensa que estabelecer relações pode parecer “puxar saco” está enganado. É necessário ter senso e aprender ter uma boa relação com os seus parceiros. As questões do networking vão muito além do trabalho. Quando você realmente precisar do outro, a relação ficará mais fluída e a ideia de interesseiro cairá por terra.

3. A troca de cartões muitas vezes é secundário
Ter um bolo de cartões não é o suficiente. Algumas pessoas se consideram importantes por terem cartões de visita de presidentes de grandes empresas, CIO, e demais cargos estratégicos, mas se você não interage com eles, você será só mais um.
No tocante às redes sociais, como o LinkedIn, se você tem interesse em manter ou estabelecer uma relação comercial, não adicione apenas o contato ou entre em grupos de discussão por entrar, busque interagir e trocar experiências.

4. Abordagem em eventos
Seja inteligente na abordagem. Avalie o ambiente e o tipo de evento em que está inserido. Não faça abordagens agressivas, evite falar sobre você num primeiro momento e procure saber sobre a outra pessoa, descobrindo o que ela faz. Lembre-se que as pessoas gostam de falar e poucos sabem ouvir, então faça esse exercício! Começar um assunto falando sobre o que acontece no evento é uma ótima dica.

5. Nem todo networking é bom
Muitas vezes desperdiçamos tempo e energia com conversas e pessoas que talvez não agreguem tanto para rede de contatos. Isso não significa que você deva focar apenas nas pessoas da sua área. Expandir relacionamentos é imprescindível. Você não precisa saber de tudo, mas é preciso conhecer pessoas que saibam realizar diferentes tarefas. Assim a premissa básica do networking. Mais importante que analisar o seu comportamento, é praticar essas sugestões. Pense nisso!

 

Informamos que o conteúdo é de responsabilidade do autor

Comente!
Sua participação é muito importante para nós do projeto Implantando Marketing. E aproveite para votar no prêmio TOP BLOG.


FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Leave a Reply

7 comments

  1. As pessoas acham que networking é apenas apertar a mão de alguém. De nada adianta conhecer a pessoa em uma visita comercial, ou em um evento, por exemplo, e depois não interagir de forma alguma com essas pessoas.

    Aqui, o que vale é o pós-expediente!

  2. Concordo Ricardo.

    O relacionamento vai muito mais além que uma superficial troca de cartões.

    As dicas são boas e válidas para colocá-las em prática!

  3. Alessandra Alkmim

    Concordo com o Araki. O networking é o cartão de visitas. O contato pós-expediente é o relacionamento que se cria. Depois é só comemorar futuras parcerias e bons negócios! Excelentes dicas!

  4. Também concordo com o Ricardo. A inteiração é fundamental para construção da relação, muitas vezes nos sentimos intimidados em alimentar a relação que foi iniciada com um aperto de mão ou troca de cartões.

    Precisamos avançar, a maioria das pessoas são acessíveis e estão dispostas a trocar.

  5. É isto aí pessoal!

    Concordo com todos os comentários! Colocar em prática o networking de forma educada e inteligente é importante para uma parceria de sucesso.

    Sds,

  6. izabela reis

    Boas dicas! O projeto implantando marketing com certeza facilita este networking. Seja pelo blog, núcleo Facebook ou twitter. Estar aberto a conhecer as pessoas, ouvir e trocar experiências ja e um bom começo!

  7. Um bom livro sobre networking e negociações, que recomendo é o ‘Nunca Faça a Primeira Oferta’, do Donald Dell.

    Dell cita 10 regrinhas simples de networking, que ele chama de “Redes de Poder”:
    1. Faça amigos
    2. Fique amigo dos amigos
    3. Procure mentores
    4. Dê conselhos cuidadosamente
    5. Não conte o número de favores
    6. Trabalhe sua rede de contatos (“longe dos olhos, longe do coração”)
    7. Faça o dever de casa (prepare-se antes)
    8. Não demonstre medo
    9. Faça um bom trabalho (sua reputação o precede)
    10. Faça boas obras (beneficentes).

    Abraços. :)