O futuro é dos nexialistas

Encontramos, hoje no mercado, uma enxurrada de especialistas. Para ser sincero, o termo foi até mesmo banalizado por muitos profissionais, talvez pela necessidade de mostrar propriedade em determinado assunto ou área de atuação.

Os generalistas já vêm perdendo seu espaço há um bom tempo. O mercado não comporta mais profissionais superficiais, que sabem de tudo um pouco, mas na grande maioria das vezes não apresentam soluções concretas.

Eis, então, que surge o profissional nexialista, termo cunhado pela primeira vez na década de 50, no livro “Voyage of the Space Beagle”, de A. E. Van Vogt. O termo nexialista identificava o tripulante de uma nave espacial que convivia com renomados cientistas especialistas e que, com sua maneira multifocal de analisar problemas, congregar talentos e encaminhar processos, acabava por se tornar o responsável pela solução final que garantia a sobrevivência de todos a bordo.

Esse é um profissional raro no mercado, pois compactua de uma visão sinérgica que permite múltiplas ferramentas e múltiplas abordagens, sem supervalorizar, dar ênfase preconcebida ou, até mesmo, preconceituosa a nenhuma delas.

O nexialista é capaz de ter o nexo de várias situações para observar, refletir, executar, concluir e acompanhar os mais diversos processos e situações em um mundo extremamente caótico e efêmero. É curioso e dotado de uma visão multidisciplinar. Ele não aceita padrões e lugar comum, busca constantemente a solução do problema.

É cada vez mais importante encontrarmos alguém que não necessariamente tenha a resposta para todas as perguntas, mas que seja capaz de saber onde olhar para buscá-las, enxergar além do horizonte. As soluções não podem ser específicas, é preciso avaliar todas as possibilidades.

Nesse mercado volúvel e instável, o nexialista é capaz de rápida adaptação, quase que um camaleão, apresentando novos recursos e opções. Não deixa de se aprofundar naquilo que realmente faz sentido, as dúvidas e incertezas o tornam ainda mais curioso.

O mercado necessita de mais nexialistas, para justamente ser o ponto de equilíbrio, ou melhor, a cereja do bolo entre os especialistas e generalistas.

Pense nisso você também!

Grande abraço.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Leave a Reply