No primeiro post sobre as Novidades sobre o Google: o que você precisa saber, falei sobre SEO–A nova cara do Penguin. Hoje, faço uma apresentação geral sobre as mudanças recentes no Google Adwords e como criar anúncios que geram retorno.
O Google Adwords talvez seja uma das ferramentas que mais sofre mudanças rapidamente. Não vamos entrar em detalhes, pois isso exigiria uma série de publicações apenas sobre esse tema. Mas o principal que você precisa saber é como funciona a seleção de anúncios que serão exibidos na lista de pesquisa.
Em fevereiro desse ano o Google mudou a forma de exibição dos anúncios. Saiu a barra lateral direita, permaneceram quatro anúncios no topo da pesquisa e 3 anúncios no final da pesquisa. Isso fez com que muitos dos grandes anunciantes buscassem fortemente as primeiras posições, porque muita gente não vai até o final da página. Mas como o Google elege quem aparece, e quem não aparece?
A resposta está no índice de qualidade.
Esse índice é o resultado da análise do Google considerando alguns fatores, tais como:
- Seu anúncio e as palavras-chave utilizadas
- A página de destino
- A resposta do usuário
O Google faz leilão, mas não é um leilão só pela grana. Como sempre, ele quer entregar para o usuário qualidade. Ele quer realmente resolver o problema de quem usa o buscador. Por isso, se você vende artigos infantis, não adianta fazer um anúncio falando em decoração. Ele vai avaliar se as suas palavras-chave fazem sentido relacionadas com o texto do seu anúncio. Se o seu anúncio é coerente com o conteúdo apresentado no seu site, qual a qualidade do seu site (velocidade, atualização, etc), qual a resposta do usuário (se a sua taxa de rejeição for muito grande, ele vai entender que seu site não é relevante). Esses elementos vão determinar o seu índice de qualidade e só depois ele vai considerar o seu lance no leilão. Isso é muito legal, pois permite que um pequeno empreendedor que faz tudo certinho, possa competir em posições com grandes investidores, mesmo sem grandes orçamentos.
Outra coisa importante de saber é que você pode fazer vários tipos de campanha, para diversos objetivos.
- Anúncios gráficos pela rede de display, permitem exibir seus anúncios quando os usuários estiverem navegando em sites de conteúdo. Ótimo para reforçar sua marca e atrair usuários que nem pensam na necessidade;
- Anúncios de pesquisa para pessoas que estão procurando pelo que você oferece;
- Anúncios de vídeo para rodar no Youtube (mas capricha no vídeo, please);
- Anúncios de remarketing, para atrair de volta quem já entrou no seu site;
- Anúncios de aplicativo em aplicativos móveis.
E, acima de tudo, se quiser saber como fazer isso sozinho, você pode pedir ajuda gratuita por telefone direto da equipe do Google Adwords. E eles têm uma paciência infinita para guiar você nos seus primeiros passos.
No próximo post apresento as novidades sobre o Google Analtytics. Confiram!!