Após comentar sobre SEO e Google Adwords, neste último post da série: Novidades sobre o Google: o que você precisa saber, destaco as mudanças recentes no Google Analytics.
Google Analtytics: aquilo que não é medido não pode ser melhorado
A frase mais clichê de todas, mas totalmente verdadeira. O Google Analytics é essencial para qualquer profissional de marketing. Não importa se o seu foco é conteúdo, social ou apenas o resultado final. Saiba por onde e como está chegando o cliente que converte, seja a conversão deixar um e-mail, enviar um contato ou comprar um produto.
Sobre o Google Anlaytics, o mais importante é saber que agora praticamente tudo na ferramenta pode ser customizado.
Por exemplo, por padrão, o Google considera a atribuição de último clique. Isso quer dizer que um usuário será considerado convertido através do último canal pelo qual ele interagiu com a sua página antes de converter. Porém, é possível que essa pessoa tenha tido contato com o seu site pelo anúncio no Adwords, depois viu um post no Facebook, lembrou num outro dia e foi pesquisar no orgânico, momento em que ele converteu.
Agora, você pode definir se quer uma atribuição de primeiro clique (consideraria apenas Adwords), linear (distribuindo o mérito entre todos os canais) ou de último clique. Também é possível configurar micro-conversões. Por exemplo, o usuário entrou pelo Facebook e assistiu seu vídeo de demonstração. Depois ele cadastrou um e-mail para receber newsletter. Por último, clicou em um call to action na newsletter e efetuou a compra. Na atribuição de funil, cada uma das etapas até ele executar a compra pode ser tratada como uma micro-conversão.
Tem muito mais, mas como o assunto é longo, vamos falar outro dia apenas sobre Google Analytics. Quero deixar dito apenas que existe uma academia online do Google, totalmente gratuita, caso você se interesse em saber como o Google Analytics funciona de forma aprofundada.
Se você chegou até aqui, após ler os três posts da série: Novidades sobre o Google: O que você precisa saber. Parabéns! Você está preocupado em se atualizar para gerar resultados cada vez melhores. Se quiser contribuir, deixe nos comentários sua dica sobre o Google. Se quiser perguntar algo, fique à vontade! Teremos prazer em colaborar :)