Novidades sobre o Google: o que você precisa saber – Parte III

Após comentar sobre SEO e Google Adwords, neste último post da série: Novidades sobre o Google: o que você precisa saber, destaco as mudanças recentes no Google Analytics.

Google Analtytics: aquilo que não é medido não pode ser melhorado

A frase mais clichê de todas, mas totalmente verdadeira. O Google Analytics é essencial para qualquer profissional de marketing. Não importa se o seu foco é conteúdo, social ou apenas o resultado final. Saiba por onde e como está chegando o cliente que converte, seja a conversão deixar um e-mail, enviar um contato ou comprar um produto.

Sobre o Google Anlaytics, o mais importante é saber que agora praticamente tudo na ferramenta pode ser customizado.

Por exemplo, por padrão, o Google considera a atribuição de último clique. Isso quer dizer que um usuário será considerado convertido através do último canal pelo qual ele interagiu com a sua página antes de converter. Porém, é possível que essa pessoa tenha tido contato com o seu site pelo anúncio no Adwords, depois viu um post no Facebook, lembrou num outro dia e foi pesquisar no orgânico, momento em que ele converteu.

Agora, você pode definir se quer uma atribuição de primeiro clique (consideraria apenas Adwords), linear (distribuindo o mérito entre todos os canais) ou de último clique. Também é possível configurar micro-conversões. Por exemplo, o usuário entrou pelo Facebook e assistiu seu vídeo de demonstração. Depois ele cadastrou um e-mail para receber newsletter. Por último, clicou em um call to action na newsletter e efetuou a compra. Na atribuição de funil, cada uma das etapas até ele executar a compra pode ser tratada como uma micro-conversão.

Tem muito mais, mas como o assunto é longo, vamos falar outro dia apenas sobre Google Analytics. Quero deixar dito apenas que existe uma academia online do Google, totalmente gratuita, caso você se interesse em saber como o Google Analytics funciona de forma aprofundada.

Se você chegou até aqui, após ler os três posts da série: Novidades sobre o Google: O que você precisa saber. Parabéns! Você está preocupado em se atualizar para gerar resultados cada vez melhores. Se quiser contribuir, deixe nos comentários sua dica sobre o Google. Se quiser perguntar algo, fique à vontade! Teremos prazer em colaborar :)

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.