O grupo Alibaba vem desafiando a desaceleração da economia e suas vendas continuam subindo, tanto em compras pelo PC quanto pelo celular. As vendas aumentaram muito até setembro de 2015 e de acordo com a empresa as ações subiram em 12%. O portal do grupo mais conhecido no Brasil é a AliExpress, um site de comércio eletrônico, que tem página em português, mas o grupo possui outros negócios, dentre eles:
– Alibaba, voltado para o atacado;
– Taobao, de compra e venda entre consumidores;
– Tmall, de compra e venda entre pequenas empresas;
– Aliyun, que tem serviços como o AliCloud, de armazenamento de dados;
– Alipay, que tem um sistema semelhante ao PayPal, de pagamento pela internet;
– Alimama, que oferece serviços de marketing para empresários que vendem produtos nos sites do grupo.
A estratégia do grupo para esse crescimento foi estabelecer parcerias com varejistas e aumentar o número de promoções oferecidas. A ideia é que pequenas e médias empresas brasileiras tenham acesso ao mercado chinês por meio das plataformas do Alibaba. Os resultados foram bons, já que as pessoas esperavam pouco resultado devido à baixa economia atual da China. Entre os produtos mais procurados do site AliExpress pelos brasileiros, segundo a empresa, estão roupas, celulares, produtos de beleza e saúde, relógios e itens de tecnologia. A comScore aponta que no Brasil foram 9,4 milhões de visitantes em agosto de 2015 e, de acordo com a própria empresa, os sites contam com mais de 2 milhões de brasileiros cadastrados.
Entre os principais acionistas do grupo, estão a empresa americana Yahoo e a empresa de telecomunicações japonesa Sofbank, que é acionista majoritária da companhia. Para o marketing do grupo as plataformas móveis atualmente vêm ajudando a capturar os milhões de consumidores que colaboram para o aumento de seu valor de mercado e expansão da fama dos sites.
Heron Xavier
Sou consumidor da Ali e nunca tive um problema com entrega. Tudo é muito bem explicado; você acompanha seu pedido e vou te falar uma coisa: muita empresa brasileira precisa aprender com a AliExpress.
NOTA 10!
Camila França
Que bom Heron! O grupo mesmo em momento de crise está em crescimento e mostrando que sempre existe espaço para inovação.